Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Refresco aos dedos

Pensando bem, ao bloquear por três dias essa praga chamada WhatsApp, o juiz Marcel Maia Montalvão atirou no que viu e acertou no que não viu. Sem querer, ele fez 100 milhões de brasileiros – que antes só tinham olhos para o celular -, olharem as árvores, a poluição, enxergarem as pessoas, dirigirem olhando pra frente, perceberem que o mundo multicor não se resume a um aplicativo. Melhor, deu um descanso danado aos dedos das mãos, milhares deles já portadores da “Whatsappite”, uma tendinite causada pelo uso excessivo do WhatsApp no celular. Graças à decisão do magistrado sergipano, milhões de usuários notaram que a forma como seguram o celular entortou seus dedos mindinhos. Outros, ao estancarem a frenética digitação, descobriram-se com hipermobilidade das juntas ao redor dos dedos e dedões. E não é só isso: a proibição do doutor Marcel escancarou como temos xenófobos neste Brasilzão de meu Deus: “Eu trocaria Sergipe e o Acre por um cavalo”, escreveu no Facebook um furibundo beócio. E o que o coitado cavalo tem com isso, seu energúmeno? Bom, mas deixando de banda todos os defeitos do agora polêmico aplicativo, vale ressaltar sua importância para as comunicações e registrar que o mundo digitalizado não vive mais sem ele. Aliás, os poucos que o condenam merecem mesmo é um emoji do “dedo do meio”. Doutor, com todo respeito, queremos nosso WhatsApp de volta. De preferência, já!

Tudo como dantes

Nos primeiros minutos desta terça-feira, o desembargador Cezário Siqueira Neto negou a liminar do mandado de segurança impetrado pelo WhatsApp Inc. A decisão do recurso foi publicada 0h30. Diante da rejeição, permanece o bloqueio do aplicativo para clientes de TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel. Portanto, continuaremos “mudos” até as 14h de quinta próxima. Terrível!

Desempregado

O pastor e ex-deputado Mardoqueu Bodano (PRB) foi exonerado da presidência da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro). Após conversar sobre o assunto com os líderes do PRB, Heleno Silva e Jony Marcos, o governador Jackson Barreto (PMDB) chamou Bodano em Palácio e lhe entregou o bilhete azul.

Novo endereço

Talvez percebendo que os espaços do PRB no governo estão diminuindo, Heleno Silva e o deputado federal Jony Marcos estão prospectando futuras acomodações políticas. Melhor exemplo disso foi o almoço dos dois com o deputado federal e prefeiturável Valadares Filho (PSB), que também está desembarcando do governo de JB. Durante o rega bofe, os três trataram sobre as eleições em Aracaju e Socorro. Neste último município, Jony sonha em se candidatar a prefeito.

Visitante olímpica

Faltando pouco menos de 100 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, a tocha olímpica começa a percorrer o Brasil. No próximo dia 28, ela passará por Aracaju, onde será conduzida por atletas, num revezamento da Colina do Santo Antônio até a Orla de Atalaia. A Prefeitura já está com a programação pronta para receber a “visitante”.

Cabide de emprego

Mais de R$ 130 milhões por ano. Este é o valor que o governo de Sergipe gasta com os mais de 4 mil cargos em comissão. A informação é do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese), com base nas nomeações publicadas no Diário Oficial. O maior gasto do governo em CC’s está na Secretaria da Casa Civil. Para pagar 433 CC’s e FC´s desta pasta, são torrados mensalmente cerca de R$ 1 milhão, bem mais do que consomem os comissionados da Segurança Pública e da Saúde. É por isso que não há dinheiro para pagar os salários em dia e o 13º dos servidores. Uma lástima!

Inimigos do povo

Você ainda lembra quais os vereadores de Aracaju que votaram a favor do reajuste de 14,81 para a passagem de ônibus? Para que ninguém os esqueça, segue a relação dos suplicantes: Adriano Taxista (PSDB), Agamenon Sobral (PHS), Augusto do Japãozinho (PRTB), Agnaldo Feitosa (PR), Gonzaga (PMDB), Manuel Marcos (DEM), Ivaldo José (PSD), Renilson Félix (DEM), Valdir dos Santos (PT do B) e Vinicius Porto (DEM). Não esqueça desses suplicantes quando for votar nas eleições deste ano.

Tá na fita

O deputado estadual Gilson Andrade (PTC) é pré-candidato a prefeito de Estância. Ele vem conversando com lideranças políticas visando consolidar a candidatura. Médico muito conceituado no município, Gilson disputou a Prefeitura estanciana em 2012, tendo ficado em segundo lugar com 11.103 votos, equivalentes a 33,62% do eleitorado. O pleito foi vencido por Carlos Magno (PSB). Agora em 2014, teremos a revanche!

Perdeu outra

E o deputado federal André Moura (PSC) perdeu mais uma na Justiça. Recurso impetrado por ele no processo que apura possíveis desmandos na administração municipal de Pirambu, foi rejeitado pela Câmara Cívil do Tribunal de Justiça. Em nota, o parlamentar afirma ter recebido “com humildade e serenidade o entendimento dos eminentes julgadores”. Diz, ainda, que buscará provar a lisura dos seus “atos e condutas no exercício de função pública, de acordo com a determinação legal”. Então, tá!

Cultura no TCE

Mais de 20 cartazes do ilustrador sergipano Cândido Aragonez de Faria estarão expostos no Tribunal de Contas de Sergipe. A mostra fará parte da segunda Sexta Cultural do TCE.“Será uma exposição de um artista consagrado na Europa, mas, infelizmente, pouco conhecido dos sergipanos”, afirma o presidente da Corte, Clóvis Barbosa. Considerado na França referência para a história do cinema e da publicidade, Cândido Aragonez morreu em 1911.

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Alvorada, em 7 de dezembro de 1930

Resumo dos jornais

Leia também