Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

CRO/SE IRÁ DEBATER A ODONTOLOGIA NA SAÚDE PÚBLICA NESTA QUINTA

Nos dias 05 e 06 de maio, quinta e sexta-feira desta semana, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) realiza o II Seminário de Odontologia na Saúde Pública de Sergipe. Com o tema “Entender para Atuar”, o evento tem como proposta levantar o debate sobre o atendimento odontológico no serviço público de atenção à saúde, além de discutir as oportunidades de melhoria existentes no sistema.

O evento acontecerá no bloco D da Universidade Tiradentes (Unit) da Farolândia e contará com a participação de cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal, acadêmicos, auxiliares e técnicos em prótese dentária. Na programação, constam nomes importantes da Saúde Pública, tendo como destaque Marco Antônio Manfredini, do CRO-SP, integrante da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que é presidida pelo conselheiro sergipano Harildo Deda Gonçalves.

Entre os temas escolhidos, estão “O apoio do Ministério Público nas ações realizadas pelo CRO-SE nos serviços de saúde”; “Responsável Técnico no serviço odontológico”; “planejamento das ações da saúde”; “técnica de restauração atraumática (ART)”; e “terapêutica medicamentosa”. A programação será encerrada com uma reunião com os Responsáveis Técnicos e Coordenadores de Saúde Bucal dos municípios sergipanos. A equipe do Movimento Popular de Saúde (MOPS) também estará presente, levando as práticas integrativas de saúde.

Assim como na primeira edição do seminário, os temas da programação foram escolhidos considerando as sugestões dos profissionais da Odontologia. “Sempre buscamos um feedback ao final dos eventos e acabamos, com isso, conhecendo os principais anseios da classe. Estamos muito felizes porque vemos que os municípios estão aderindo cada vez mais e liberando seus profissionais, dentistas e auxiliares para o evento. Temos equipes de Saúde Bucal de todos municípios participando, tanto que as inscrições já se encerram, com quase 300 inscritos”, conta a CD Carla Barros, integrante da Comissão de Políticas Públicas do CRO-SE.

A Cirurgiã-Dentista Valéria Quintela, que também integra a comissão, ressalta a importância do evento para a melhoria do serviço prestado à população. “O seminário tem papel fundamental nos debates sobre o atendimento odontológico no serviço público, porque para além do conhecimento transmitido nas palestras, ele abre uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e debates sobre os pontos críticos do sistema. Essa compreensão é essencial para o processo de melhoria. Comprovamos isso com o sucesso do seminário do ano passado e com a ainda maior procura verificada nesta segunda edição”, analisa Quintela.

Durante o evento, haverá, ainda, espaço para a apresentação de práticas exitosas ou TCCs que se enquadrem dentro da temática da Odontologia na Saúde Pública, do qual participarão estudantes, cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em Saúde Bucal. As apresentações serão feitas em formato de banner ou painel, que ficarão expostos no local do Seminário, que conta com o apoio da Unit e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems).A programação completa pode ser conferida no site www.crose.org.br ou no facebook.com/crosergipe.

Leia também