Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

RH EM FOCO BENEFICIA O SANTA MARIA, NO MUNICÍPIO DE ARACAJU

 

Evento oferecerá orientações, oficinas e palestras para jovens desta comunidade

O RH em Foco é um projeto de extensão e responsabilidade social do curso de Recursos Humanos da Faculdade Maurício de Nassau de Aracaju. A ação tem como propósito contribuir para a melhoria dos índices de emprego entre jovens da periferia da capital e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das famílias. O evento é itinerante e, na segunda edição, beneficiará a comunidade do Bairro Santa Maria neste sábado (7).

Segundo a idealizadora do evento, a professora Mônica Liberato, Aracaju está em está em 16° no ranking das cidades mais violentas do Brasil e um dos macrofatores da violência é a desigualdade social. Para ela, este projeto possibilita que os jovens dessas comunidades com índices de criminalidade alto voltem a sonhar com a possibilidade de conseguir um emprego, a partir do aprendizado das oficinas.

”O RH em Foco surgiu também da necessidade de  proporcionar a vivência do mercado de trabalho para os futuros gestores de RH, colocando em prática os conteúdos vistos em sala de aula, assim formando profissionais mais humanizados e sensíveis às práticas sociais”, conta Mônica Liberato.

Para aluna do 3º período de RH da Nassau, Jaquelline Gois, a experiência possibilitará vivenciar o dia a dia da futura profissão. “Nós vamos saber realmente como é feito o trabalho de treinamento, consultoria, recrutamento e seleção, através das dinâmicas que também serão feitas nesta oportunidade”, diz.

Atividades do RH em Foco

Os jovens do bairro receberão orientações para lidar com o processo de recrutamento e seleção, o que deve contribuir para o sentimento de autoestima e autoconfiança, por meio das oficinas “Marketing pessoal”, “Como se comportar em uma entrevista de emprego”, “Como construir um currículo” e ”Dinâmica de grupos e liderança”, ministradas pelos alunos de RH.

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) também estará presente, oferecendo os serviços de emissão de primeira e segunda via da carteira de trabalho e fazendo cadastro de currículos para vagas de emprego, além de formalização de microempreendedores individuais (MEI).

A Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Municipal de Aracaju estarão realizando uma exposição sobre a história das instituições, a fim de demonstrar para os jovens como é o dia a dia dessas instituições. A Guarda promoverá ainda um espaço para recreação esportiva, além de um teatro de fantoches com o objetivo de conscientizar as crianças sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A expectativa dos organizadores é atingir um número de mil pessoas beneficiadas. O evento tem acesso gratuito e ocorrerá das 7h às 12h na Escola Municipal Professor Diomedes Santos Silva.

Serviço

O quê: RH em Foco

Quando: dia 7 de maio, das 7h às 12h

Onde: Escola Municipal Professor Diomedes Santos Silva, Santa Maria, Aracaju.

Por: Adriele Escarlytte Oliveira

Leia também