Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

SÓ SE FIRMA COM REFORMA

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

A sociedade está de costas para a velha política. A indignação se eleva. Daí a pergunta que mexe com a consciência dos mais indignados: pode-se esperar por um processo de depuração da vida parlamentar, após a Operação Lava Jato?

Os políticos estão conscientes do desprezo social pela representação? Será que a maior crise contemporânea de credibilidade por que atravessa a política brasileira abrirá horizontes promissores? O amanhã será melhor que hoje?

A resposta, infelizmente, no curto é remota. A não ser que os políticos, sob a égide de um novo governo, se proponham a realizar uma profunda reforma política. O que é, também, bastante improvável que ocorra em pouco tempo.

Na verdade o povo, mesmo esse que sai às ruas gritando que o impeachment é golpe, não confia mais nos políticos atuais – exceto aqueles que têm vinculação direta com a legenda que estiver no poder – e nem tem um nome que possam acreditar capaz de refazer um poder direcionado aos direitos de uma sociedade que vive há anos na base da pirâmide social, animando-se com agrados de que se fixa no Planalto.

Para que haja um mínimo de esperança, precisa-se de uma reforma política, que não seja através de parlamentares. Esses, não farão qualquer esforço para tornar trocar os caminhos que os favorecem.

O cientista político Gaudêncio Torquato diz que a reforma poderia se iniciar corrigindo o formato da reeleição. Acha que esse instituto só pode ocorrer em um País sério. “Por aqui, o Estado tem a força para expandir a sua sombra deletéria. E é nela que a reeleição se refugia, escondendo um corpo esculpido em mazelas.

Se um eventual novo governo de Michel Temer optar por este caminho, verá facilitada sua tarefa de consolidar uma sólida base de apoio no Congresso.

ROGÉRIO

Rogério Carvalho (PT) diz que o ódio disseminado contra o Nordeste, Sergipe e a “minha” cidade Lagarto, por conta do bloqueio do whatsapp, é lamentável.

– A intolerância só cresce, disse.

RESPEITO

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) posta nas redes sociais que a democracia nos dá um ensinamento e uma ferramenta: Respeitar as posições divergentes e o voto!

– Respeitem meu voto!, pede [Fábio votou contra o impeachment].

MONTALVÃO

O juiz Marcelo Maia Montalvão é um dos melhores magistrados do País. Combate o tráfego de drogas e é ameaçado de morte pelo PCC.

Anda de colete a prova de bala e em carro blindado cedido pelo TJ-SE.

TIMIDEZ

Muito tímido, Marcel vive recluso e sai muito pouco. Em Lagarto tem quem o considere o “Moro de Sergipe”, embora Marcel atue com esse estilo antes mesmo do Moro.

É um magistrado que merece muito respeito.

ENCONTRO

Mais uma vez é possível que a Executiva do PT se reúna amanhã em busca de conseguir o consenso para as eleições de Aracaju e de cidades do interior.

A tendência é apoiar Edvaldo Nogueira, segundo uma fonte petista.

ROMPER

Já a tendência Articulação de Esquerda, liderado pela deputada Ana Lúcia e Iran Barbosa, defende um rompimento com Jackson Barreto.

A maioria petista não aceita o rompimento com o Governo.

RADICAIS

Entre a militância há que diga os militantes do PT mais radicais apontam o PMDB como sendo o “carrasco de Dilma Rousseff” na questão do impeachment.

Os mais lúcidos admitem que em Sergipe o PMDB tem posição diferente.

VERGONHA

O deputado estadual Capitão Samuel (PSC) classificou ontem de uma vergonha a defesa de Dilma na sessão do Senado: “ninguém aguenta mais o discursinho sobre elite”.

– O PT vive e trabalha pela sua elite, disse.

COMENTÁRIO

Conversa de mesa de restaurante: “estão pensando que o prefeito João Alves Filho (DEM) “é carta fora do baralho na disputa pela reeleição”, disse um político.

E acrescentou: “pode anotar, no mínimo ele estará no segundo turno”.

BASTIDORES

Em conversa de bastidores, o PSB está discutindo com Michel Temer, uma participação em seu provável Governo. Lideranças do partido reuniram-se ontem com ele no Jaburu.

Estavam os líderes do Senado, senador Valadares, e o da Câmara, Fernando Coelho.

SOBRE À VICE

Précandidato a prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC) disse que conversou com seu colega Gustinho Ribeiro e ele sugeriu Hilda Ribeiro para sua vice.

– É apenas uma sugestão, mas existe outros nomes que podem ser o vice.

OS NOMES

Segundo ainda Valmir Monteiro, tem nomes como Luíza Ribeiro, Prefeitinho e Adelson Ribeiro (ex-deputado federal) que podem ser seu companheiro de chapa.

A informação é que Gustinho não gostou.

SEXTA-FEIRA

Foi adiado para sexta-feira o encontro do governador Jackson Barreto (PMDB) com o deputado Valadares Filho (PSB), pré-candidato a prefeito de Aracaju.

Seria ontem em Brasília, mas JB sugeriu a transferência para o Veraneio.

MITIDIERI

Em Brasília, Jackson Barreto conversou longamente com o deputado federal Fábio Mitidieri e seu pai, deputado estadual Luis Mitidieri, ambos PSD.

O assunto foi sobre as eleições municipais de Aracaju.

PRELIMINARES

Esses contatos preliminares entre Jackson Barreto, Fábio Mitidieri e Valadares Filho, segundo fonte do Governo são uma tentativa de manter a base aliada unida.

Caso Valadares se afaste, Mitidieri não deve acompanhá-lo.

TELEFONEMA

Jackson Barreto deu telefonema para o secretário da Sedetec, Francisco Dantas (PRB) desmentindo boatos de que ele seria demitido do cargo.

Essa conversa já se ouve há algum tempo.

MINISTÉRIO

Segundo o deputado federal Jony Marcos, o PRB vai assumir o Ministério da Ciência e tecnologia. Admite que “isso será muito bom para Chico Dantas”.

Até sexta-feira, o governador volta a conversar com o PRB.

ANDRÉ MOURA

O deputado federal André Moura (PSC) diz que a procuradoria está processando-o, só porque ele fez perguntas duras e “grosseiras” aos diretores da Schahin.

– Continuarei fazendo perguntas duras aos réus confessos do Lava Jato, disse.

Notas

Cassação – O Conselho de Ética do Senado aprovou ontem, por 13 votos a favor, nenhum contra e uma abstenção, o relatório que pede a cassação do mandato do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). A abstenção foi do presidente do colegiado, senador João Alberto Souza (PMDB).

0x0

Cunha – O procurador-geral Rodrigo Janot, afirmou em um pedido de inquérito enviado ontem ao STF que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) era um dos líderes de uma organização criminosa que atuava em Furnas, uma das maiores subsidiárias da Eletrobras na produção de energia elétrica.

0x0

Indícios – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não vê indícios consistentes para pedir a abertura de um inquérito contra o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). O vice já foi citado por delatores da Operação Lava Jato, mas, até o momento, não é alvo de investigação.

0x0

Pergunta – O deputado Capitão Samuel diz que para a esquerda brasileira os PMs são uma Subclasse de Trabalhadores. “Quando agimos pra manter a ordem somos truculentos mas quando somos agredidos agem como se fosse coisa normal. Que Sociedade é essa que não valoriza seus Policiais?”

0x0

Multa – “O TRE-SP negou ontem recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) que pedia o aumento da multa de R$ 80 mil aplicada ao vice-presidente da República Michel Temer. O peemedebista foi multado por ter feito uma doação acima do limite legal na campanha eleitoral de 2014.

0x0

Descartam – Especialistas convidados pelo governo para fazer a defesa da presidente descartaram crime de responsabilidade por parte de Dilma Rousseff nas chamadas pedaladas e decretos suplementares. Falaram ontem na Comissão Especial do Impeachment e responderam às indagações dos integrantes da comissão.

Conversando

Pancadas – O Nordeste e Sergipe viraram saco de pancadas com o bloqueio do WahtsApp, o que caracteriza ódio contra nordestinos.

Desespero – Clístenes diz que pessoas se desesperam sem o Whatsap. Infelizmente não vê o mesmo desespero pela falta de qualidade na saúde, segurança e educação.

Especial – O ex-presidente da OAB Marcello Lavenère é o terceiro convidado da Comissão Especial a apresentar suas razões contra o impeachment.

Diálogo – O quê se pode fazer sem o wahtsapp? Voltar a bater papo com amigo, reabrir diálogo com a família e, acima de tudo, voltar a ser normal.

Taxistas – Zezinho Sobral diz que usuários, taxistas legalizados ou não, precisam ser ouvidos sobre o transporte na capital.

Cobra – Gilmar Carvalho diz que tem recebido várias manifestações de ouvintes contra Laércio Oliveira e cobra pronunciamento do parlamentar.

Drogas – A vereadora Emília Correa diz que ação do juiz foi medida necessária no combate às drogas, que prejudica muito mais que a ausência do whatsapp.

Bloqueio – Cláudio Nunes diz que Sergipe deu grande contribuição para a Economia do Brasil. Bloqueio do Whatsapp aumentou Produção no trabalho em todos os setores.

Explica – Deso fala sobre obras de infraestrutura em Aracaju e ressalta busca de entendimentos com a Prefeitura da Capital.

Leia também