Aracaju, 28 de março de 2024

MEC disponibiliza prova do primeiro simulado ‘Hora do Enem’ (Foto: assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
07527f6656d7b052551a2a0561e31c90

A participação dos estudantes no simulado do portal ‘Hora do Enem’ superou a expectativa do Ministério da Educação (MEC). Mais de 500 mil alunos em todo país realizaram nesse fim de semana o primeiro simulado on-line do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Idealizada inicialmente para concluintes do ensino médio, a avaliação estará acessível no portal para todos os interessados. Assim, quem não participou da prova terá a oportunidade de fazê-la nos próximos dias 07 e 08.

De acordo com dados do MEC, os cursos mais procurados pelos participantes foram os de Medicina, Direito, Administração, Psicologia, Engenharia Civil, Enfermagem, Odontologia, Educação Física, Arquitetura e Urbanismo, e Medicina Veterinária.

O provão foi composto por 80 questões, sendo 60 extraídas de provas de edições anteriores do Enem e 20 inéditas. De acordo com o desempenho geral dos participantes, ciências humanas foi a área com maior média de pontos (534). A de matemática ficou em segundo lugar, com 524, seguida de linguagens e códigos, que registrou 506. A média de pontos mais baixa foi a de ciências da natureza (500). Em cada área de conhecimento, a nota máxima foi de 733 para linguagem, 773 para matemática, 749 para ciências humanas e 757 para ciências da natureza.

As questões desse primeiro simulado, que abordaram assuntos relacionados à cidadania e à democracia, registraram mais índice de acertos. Na área de geografia, formas de relevo tiveram mais destaque. Geometria analítica e reações químicas registraram índice menor de acertos.

Próximos

Estão previstos outros três simulados on-line, em 25 de junho, 13 de agosto e nos dias 08 e 09 de outubro. A abrangência dos assuntos cobrados nos simulados seguintes avançará conforme o desenvolvimento do aprendizado do ano letivo. Na prática, o último simulado corresponderá a um exemplo de teste completo de como será, de fato, no dia das provas do Enem de 2016.

Com o resultado imediato do simulado, o estudante pode estabelecer uma comparação com a nota de corte do Enem para o curso e a universidade de interesse, com vistas à graduação.

Videoaulas

A partir da última segunda-feira, 02, os estudantes contam com um recurso extra de preparação para o exame e para ampliar o aprendizado. É o MECFlix, ferramenta interativa que oferece gratuitamente videoaulas e links para portais que auxiliam nos estudos.

A TV Escola veicula o programa Hora do Enem em parceria com mais de 40 emissoras. A transmissão ocorre todos os dias, às 18h, com uma hora de duração e um intensivo no fim de semana. Todo conteúdo está acessível a qualquer hora do dia na internet, através de smartphone, tablet ou computador.

*Com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também