Aracaju, 29 de março de 2024

SENAI/SE CONTRIBUIRÁ COM O CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, passou a integrar nesta semana o Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão ligado ao Ministério da Educação e que tem o objetivo de diagnosticar problemas e definir medidas para aperfeiçoar os sistemas de ensino em seus diferentes níveis e modalidades. Juntamente com 11 membros, ele integrará a Câmara de Educação Superior.

Para o Diretor do SENAI em Sergipe (SENAI/SE), Paulo Bergamini, “a participação de um representante do setor industrial no conselho é muito importante para fortalecer e melhorar a qualidade da educação no país, dado o enorme desafio que temos em sanar os problemas da matriz curricular nacional”.

O SENAI/SE acredita que a base nacional curricular deve oferecer uma educação regular combinada com a educação profissional, propiciando aos jovens estudantes e também para os adultos que passaram pela escola, mas que tem poucos anos de escolaridade, a oportunidade de ter um curso técnico. “o desbalanceamento entre formação básica e a formação técnica oferecida no país são imensos”, pontua Bergamini.

No Brasil, apenas 9% dos estudantes que cursam o ensino médio fazem também educação profissional, enquanto que em países da Europa, esse índice supera os 50%. “O SENAI/SE está preparado para encaminhar ao nosso representante nacional, as experiências positivas aplicadas em Sergipe e que podem ser replicadas nacionalmente”, finaliza o Diretor.

UNICOM/FIES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também