Aracaju, 28 de março de 2024

Médicos homenageiam o governador Jackson Barreto de Lima (Foto: Victor Ribeiro)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
94166ca4917fef84accb8f2a9b7d0347

Classe reconheceu apoio do governador à produção cultural da Medicina e à defesa da saúde pública

Uma noite de celebração para a Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM) transformou Sergipe no estado brasileiro da Medicina, com a abertura do XVI Conclave da Federação e da Assembleia Geral Extraordinária para posse de diretoria da instituição, para os próximos dois anos. O evento, que acontece pela primeira vez no estado, homenageou o governador de Sergipe, Jackson Barreto, com a outorga do Título Benemérito da Federação. Na solenidade, também foi empossado como presidente da Federação, o médico sergipano José Hamilton Maciel.

O título  conferido ao governador foi concedido por aclamação em 31 de março, mesma data que elegeu o médico José Hamilton Maciel para comandar a entidade nacional, em sucessão ao médico paraibano Antônio Carneiro Arnaud.

Segundo o presidente, Antônio Carneiro Arnaud, que deixou o cargo, a decisão da Federação em homenagear o governador é o reconhecimento do apoio e do trabalho de Jackson Barreto em defesa da produção cultural das Academias de Medicina e em defesa da saúde pública. A Federação destaca o fato de o governador não ter medido esforços ao ceder um prédio histórico de propriedade do Estado para abrigar a Academia Sergipana de Medicina.

“Nesse elevado posto, o governador Jackson Barreto tem demonstrado ser grande amigo da classe médica. Entregou as chaves do Instituto Parreiras Horta para sediar a Academia Sergipana de Medicina, a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores em Sergipe e o Museu de Medicina do Estado. Esse ato administrativo de apoio à Academia Sergipana de Medicina é extensivo à Federação Brasileira e com certeza repercutirá por todo território brasileiro. Espero e desejo que ele sensibilize seus colegas governadores para apoiar as academias dos seus estados”, disse Antônio Carneiro Arnaud.

O governador agradeceu aos membros da Federação por ter escolhido Sergipe para ser sede de um evento tão importante como o XVI Conclave da FBAM. Segundo ele, foi uma honra para o estado de Sergipe receber figuras tão marcantes da medicina e da vida do país.

“Ser homenageado pela classe médica é um prêmio, um reconhecimento que me deixa muito orgulhoso. Vejo o médico, acima de tudo, como um humanista a serviço da população. A medicina sergipana tem crescido muito em qualidade e nós contribuímos, compreendemos e aplaudimos esses médicos que mostram a qualidade da medicina daqui”, disse o governador.

Jackson também elogiou a posse de Hamilton como presidente da Federação das Academias de Medicina. “É um prestígio para o nosso povo. Mostra o talento da gente sergipana”.

Durante o evento, ocorreu ainda o lançamento do Selo Comemorativo dos 30 anos da FBAM pelos Correios. A relações públicas da empresa, Sônia Maria Silva, falou da importância de eternizar momentos e instituições com selos comemorativos, selo postal personalizado.

“Os selos personalizados são instrumentos de comunicação que eternizam datas especiais perpetuando a trajetória e realizações de instituições e pessoas”, disse ela.

O novo presidente

José Hamilton Maciel é psiquiatra e focou uma parte da sua atuação profissional na defesa da Medicina e dos colegas. Foi presidente do Conselho Regional de Medicina de Sergipe, associado da ABP desde 1975, fundou a Associação Sergipana de Psiquiatria, o grupo de Alcoólicos Anônimos de Sergipe e foi presidente Nacional do Núcleo de Alcoólicos Anônimos do Brasil. Foi presidente da Somese de 1985 a 1989 e da Academia Sergipana de Medicina (1996/99).

O novo presidente da FBAM falou do trabalho que realizará junto à Federação. “´É emocionante, dentro de um Brasil tão grande, com estados maiores, Sergipe ser a escolha unânime de um presidente de uma instituição tão importante, como a FBAM”, disse Hamilton Maciel.

Além de José Hamilton Maciel, foram eleitos no dia 31 de março, os sergipanos Lúcio Prado Dias como secretário geral e Hildete Caldas como diretora financeira da entidade nacional. A vice-presidência ficou com o médico paulista, José Roberto Baratella.

Mais homenageados

Foram homenageados também, com a Entrega do Diploma de Membro Benemérito da FBAM, o secretário Geral do Conselho Federal de Medicina (CFM), Henrique Batista e Silva (SE); o 2º Tesoureiro do CFM, Dalvélio de Paiva Madruga (PB); o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), João Gonçalves de Medeiros Filho (PB), e José Alberto Rodrigues Teixeira, da Ordem dos Advogados do Distrito Federal (OAB-DF).

Já o professor Juan José Rivas Pascua, o ex-secretário de Estado da Saúde, José Macedo Sobral e o médico Antônio Carneiro Arnaud foram homenageados com a Entrega de Diplomas de Membro Benemérito e Honorário da Academia Sergipana de Medicina.

Fonte: ASN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também