Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

SEM UNANIMIDADE

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Não há unanimidade dentro do PMDB em torno do nome de Zezinho Sobral para ser o indicado por Jackson Barreto para précandidato à Prefeitura de Aracaju. Segundo alguns peemedebistas de quatro costados, derrota de Sobral nas eleições de 2016, atinge mais diretamente o governador, em termos eleitorais, do que se fosse qualquer outro nome.

Atualmente a base aliada do Governo tem apenas dois candidatos – Zezinho Sobral, do PMDB, e Edvaldo Nogueira do PCdoB. Segundo um desses peemedebistas históricos, o nome do deputado Valadares Filho (PSB) está fora de cogitação. Ele terá uma conversa hoje com Jackson Barreto, e mesmo que seja incentivado a continuar, as lideranças dos demais partidos já admitem que deve buscar nova composição.

Num Governo de coalizão fica explícito que as oportunidades têm que ser divididas entre os demais partidos, para que se tenha o bloco presente em posições diversas, a fim de dá força à aliança. Se o PMDB – dizem os históricos – ocupar todos os espaços, certamente pode colher a rejeição de outras legendas coligadas, que não estejam dispostas a votar apenas em integrantes da legenda que já tem o Governo.

Os que defendem o nome de Edvaldo Nogueira (PCdoB) pregam que ele é uma opção confiável, que sempre atuou ao lado do bloco mais à esquerda e que jamais fugiu aos compromissos do grupo, anteriormente liderado pelo governador Marcelo Deda (PT) e atualmente sob comando de Jackson Barreto (PMDB), JB passa a ter o compromisso de fazer o seu sucessor em 2018, mesmo que saia candidato ao Senado.

Zezinho Sobral, claro, está iniciando o seu caminho na política e pode chegar lá, mas pega um momento de grande dificuldade em todo o País, que naturalmente repercute em Sergipe, diante da má vontade do eleitorado com candidatos que não conhecem. É um nome sério e forte, claro, mas com muito maior dificuldade de penetrar nesse ambiente duvidoso da política brasileira.

DE ELIANE

A ex-primeira dama Eliane Aquino nega que o governador Jackson Barreto (PMDB) seja golpista. Eliane insiste que ainda não se decidiu sobre as eleições.

Eliane é o nome do PT para compor a chapa à Prefeitura de Aracaju.

OUTROS

Como Eliane Aquino, várias outras lideranças do PT em Sergipe se manifestaram em favor de Jackson Barreto, nessa questão de que ele não é golpista.

Eliane insiste que ainda não tratou sobre sua participação na chapa.

POSIÇÃO

O líder do Governo, deputado Francisco Gualberto (PT), já cantou a pedra: seu partido vai votar em Zezinho Sobral ou Edvaldo Nogueira a prefeito de Aracaju.

O PT Classista, liderado por Gualberto, deve optar por em Zezinho.

QUESTÃO

O PT e PSB praticamente romperam depois que Valadares Filho disse que não aceitava alguém do partido como companheiro de chapa.

Houve uma reação e a duas legendas ficaram “de mal”.

SOB ORDENS

Um petista de alto escalão disse que a voz do presidente da Juventude Petista apenas transmite o que lhe pede membros do PT ressentidos com o governador.

Incluem Ana Lúcia e Marcio Macedo.

AUDIÊNCIA

Amanhã, no final da tarde, o tesoureiro nacional do PT, Marcio Macedo, vai conversar com o governador Jackson Barreto. O que aparentemente é natural.

Comenta-se que o papo gira em torno o que disse o presidente do PT.

PARA VICE

Quem também estará hoje à tarde com o Jacson Barreto é a ex-primeira dama Eliane Aquino (PT). Eliane é a candidata de JB para vice-prefeita do bloco.

Eliane hoje já não é tão reticente

MONTALVÃO

O juiz Marcel Maia Montalvão não concede entrevistas a imprensa para falar de seus atos, inclusive da polêmica suspensão do Whatsaap em todo o Brasil.

Tímido, Marcel não gosta de ilustrações na mídia.

JOÃO ALVES

Aliados e auxiliares do prefeito João Alves Filho (DEM) estão admirados com o pique que ele demonstra, depois da viagem que fez, para disputar a reeleição.

João vai iniciar uma série de contatos políticos.

COM PSC

Segundo um dos seus auxiliares, na semana passada ele teria encontro com André Moura, mas não foi possível porque o deputado teria uma conversa com Temer.

João vai se reunir com o grupo liderado por Eduardo Amorim.

SEM PRESSA

Segundo um dos précandidatos a prefeito de Aracaju, ninguém quer se precipitar com o anúncio do nome que Jackson Barreto vai anunciar para ser candidato da base aliada.

– Só tem pressa na divulgação quem está em queda nas pesquisas.

SERÁ AGORA

Um dos mais próximos políticos ligado ao governador Jackson Barreto, disse ontem que o nome do précandidato do grupo sai em maio, como JB comunicou a todos eles.

Admite que seja importante essa decisão para todos os partidos.

BOLA DA VEZ

A Globonews divulga que o deputado André Moura é o mais cotado para eleger-se presidente da Câmara Federal. André confirmou, mas prefere não discutir isso.

Diz que Eduardo Cunha foi afastado mas sem perder as prerrogativas.

REELEIÇÃO

Segundo André Moura, pensar nisso agora seria não ser solidário a Cunha. Além disso, o cargo vai até o início de 2017, quando se elege um novo presidente.

É essa eleição que André pretende disputar.

ANDRÉ MOURA

O deputado federal André Moura desfaz nota da coluna Painel, na ‘Folha de S. Paulo’, de que estava cotado para ser o líder provável Governo Temer.

– Nunca se discutiu isso, porque agora conversa sobre formação de Governo.

CHICUNGUNHA

Um ilustrado petista cuida da mulher 24 horas. Ela adquiriu a terrível chicungunha e ele está tratando-a com o “carinho de mãe”.

– Essa doença eu não desejo nem a Eduardo Cunha, disse.

TRANSFERÊNCIA

O Comando Geral da PM transferiu soldados do 7º Batalhão da PM em Lagarto, ontem, o que deixou preocupado o seu comandante, major Klewerton Pinheiro.

Ainda não se sabe as causas da transferência.

MUITO GRAVE

Maria Isabel Santos Souza é aposentada por invalidez da Câmara Municipal de Capela há oito anos, mas seu nome ainda consta da folha de pagamento do legislativo.

Tem gente recebendo o salário dela por todo esse tempo.

Notas

Anulação – Decisão do ministro do STF Teori Zavasky de afastar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do mandato da Presidência servirá de argumento para que a bancada contrária ao impeachment de Dilma peça a anulação da votação feita no dia 17 de abril, que aprovou a admissibilidade do processo.

0x0

Antes tarde – A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira (5) que o afastamento do cargo do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ocorreu “antes tarde do que nunca”. Considerou “lamentável” prosseguimento do processo de impeachment.

0x0

Nova eleição – Primeiro-secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), reagiu, ontem à movimentação de partidos da oposição para  promover nova eleição para presidente da Casa e evitar que Waldir  Maranhão (PP-MA) continue no cargo de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afastado  pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

0x0

Papa reza – O papa Francisco “está preocupado e reza” pela situação política do Brasil, segundo explicou nesta quinta-feira à Rádio Vaticano o cardeal e arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta. “Falei com o santo pai e lhe pedi que reze por nosso país, Brasil, neste momento delicado”.

0x0

Consenso – O deputado Osmar  Serraglio (PMDB-PR), que acabou de assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, é o nome do PSDB, DEM, PPS e PSB como alternativa à realização de nova eleição para a presidência da Câmara. Seria um nome de consenso dos partidos de oposição.

0x0

Privilégios – Após decisão do STF de manter a suspensão do mandato parlamentar do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Câmara dos Deputados decidiu avaliar na noite de ontem se irá retirar todos os privilégios do peemedebista como parlamentar, informou a Secretaria-Geral da Casa.

Conversando

Golpe – João Daniel (PT) lamenta que afastamento de Eduardo Cunha (PMDB) só tenha ocorrido após golpe contra Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.

Com pena – Rogério Carvalho (PT) diz que observa com pena posicionamento de Valadares Filho e Fábio Reis a favor do impeachment.

Partido – Os dois parlamentares sergipanos cumpriram determinação do partido, que fechou questão pelo voto favorável ao impeachment.

Denúncia – Professor Chiquinho denuncia supostas irregularidades que acontecem no processo eleitoral do Sintese

Mais apoio – Edvaldo Nogueira é o nome que tem mais apoio do PT para a Prefeitura de Aracaju, mas a decisão dependerá de Jackson Barreto.

Cachorro – Radialista André Barros lembra que PDT de Fabio Henrique não é cachorro morto nesse processo eleitoral de Aracaju.

Abraçados – De Clistenes: tudo caminha pra Cunha e Dilma caírem abraçados. Uma vez que dificilmente Dilma reassume o mandato e Cunha agora foi afastado pelo STF.

Pergunta – Sargento Edgard pergunta: Por que não estou lendo no twitter que é golpe o afastamento de Cunha? Será que é porque nós golpistas não somos fanáticos?

Pacto – Cabe às lideranças partidárias fazerem um pacto pelo Brasil, com cada legenda abrindo mão de interesses de grupos em favor do País.

Leia também