Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Bases descentralizadas do Samu ganham melhorias estruturais (Foto: ascom SES)

6a2dd5d740330ae134d2bcea651db04c

Quinze unidades já foram reformadas e mais sete devem ser aperfeiçoadas ainda em

O Governo do Estado investe em melhorias estruturais das bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192 Sergipe), e já reformou, de 2015 até este ano, 15 unidades. Em Lagarto, município que também recebeu intervenção, será entregue nos próximos dias uma base, e a previsão é que no segundo semestre sejam aperfeiçoadas as de Estância, Poço Verde, Nossa Senhora do Socorro, Monte Alegre de Sergipe, Aquidabã, Simão Dias, além da conclusão da base da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

De acordo com a coordenadora do Departamento de Infraestrutura da Fundação Hospitalar da Saúde (FHS), Claudimara Carvalho, as reformas estruturais englobam pintura interna, externa, correção de infiltrações, troca de revestimento, revisão da parte elétrica e hidráulica, entre outras intervenções.

“Com relação à base de Lagarto, essa contará com mais estrutura para comportar Unidades de Suporte Básico (USB) e Avançado (USA), o que possibilitará melhores condições de trabalho e maior comodidade para profissionais de saúde que prestam serviço à população”, ressalta Claudimara Carvalho.

Das 37 bases descentralizadas do Samu, que garantem a cobertura assistencial aos 75 municípios sergipanos, 18 são cedidas pelo município e 19 imóveis administrados pela Fundação Hospitalar da Saúde. As 15 que já foram reformadas são as de: Itabaiana, Propriá, Nossa Senhora das Dores, Itabaianinha, Areia Branca, Boquim, Carmópolis, Neópolis, Carira, metropolitana (anexo ao HUSE), SIGAU (Central de Regulação), Barra dos Coqueiros, bairro Siqueira Campos, e os containers da base do Aeroporto.

“As bases funcionam como postos estratégicos para ambulâncias e equipes assistenciais, garantindo os atendimentos com tempo-resposta adequado e respeitando a ordenação dos fluxos das urgências, através da grade de serviços regionalizada e hierarquizada. Todas elas seguem a estrutura física padronizada pelo Ministério da Saúde”, explica a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.

Ainda de acordo com a gestora, o atendimento pelo Samu é realizado em qualquer localidade. “Mesmo que uma cidade não tenha base descentralizada e for identificada a necessidade do envio de uma ambulância à demanda solicitada, o Serviço encaminhará aquela mais próxima, com o menor tempo resposta possível para o atendimento. Toda população sergipana é assistida”.

Implantação na UFS

A base descentralizada do Samu 192 Sergipe localizada na sede do município de São Cristóvão será transferida para o Campus da UFS. A iniciativa tem como objetivo assegurar a assistência com equidade, integralidade e garantia de acesso, beneficiando a população de toda extensão do município de São Cristóvão, rodovia Estadual João Bebe Água, e moradores do Eduardo Gomes, Roza Elze, Tijuquinha, Lafayete Coutinho, Luís Alves, entre outros. “Ao todo, 42 profissionais atuarão na base da UFS. Serão seis profissionais por plantão, que atuarão em Unidades de Suporte Básico e Avançado”, declara Glícia Ramos.

Base do Samu no aeroporto

Localizada no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, a base do Samu 192 Sergipe é fruto de uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

“A instalação da base do Aeroporto surgiu da necessidade de garantir mais eficácia no tempo resposta aos usuários e qualidade nos atendimentos, já que 85% das ocorrências realizadas pela USB que se encontra no Mosqueiro estavam mais centralizadas nos bairros Atalaia, Augusto Franco, Santa Maria, conjunto Padre Pedro e 17 de Março”, explica a superintendente.

A base do Samu conta com dois containeres que abrigam os profissionais, além da instalação de uma rampa de acesso para receber a Unidade de Suporte Básico do Samu. O local funciona em um espaço anexo à lateral do Aeroporto e ainda conta com sala de repouso e copa.

Ascom SES

Leia também