Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

PREFEITOS SERGIPANOS SE REÚNEM COM TÉCNICOS DO PRODETUR

Prefeitos sergipanos se reúnem com técnicos do Prodetur para tratar de obras turísticas. O Governo do Estado, por meio do Prodetur/SE, realiza obras estruturantes em municípios sergipanos com o objetivo de desenvolver o turismo nas comunidades locais

O Governo de Sergipe tem investido em obras de construção e/ou recuperação de orlas e atracadouros fluviais, com aplicação de recursos disponibilizados pela Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp), através do Prodetur/SE. Para tratar deste assunto, os prefeitos dos municípios de Indiaroba, Santa Luzia do Itanhy, Poço Redondo, Santana do São Francisco, e representantes das cidades de Nossa Senhora do Socorro e Canindé de São Francisco, estiveram reunidos com técnicos da Unidade de Coordenação de Programas (UCP) do Prodetur-SE: Cristiana Fernandes (coordenadora); Karen Andrade (especialista ambiental) e Rafael Corona (especialista em infraestrutura).

A reunião tratou do desenvolvimento do turismo em comunidades do interior, objetivando inserir essas localidades no roteiro turístico do estado. Em pauta a discussão das ações e as providências necessárias para agilização dos processos licitatórios nas áreas de intervenções previstas para essas obras. O objetivo é promover o desenvolvimento do turismo nas comunidades interioranas, gerando inclusão social, emprego e renda.

Vale destacar que na cidade de Canindé de São Francisco as obras da orla fluvial, no Rio São Francisco, estão em fase de finalização. Já na cidade de Santa Luzia do Itanhy as obras do esgotamento sanitário encontran-se em processo licitatório, e da orla está em atualização do projeto.

Todos os projetos prevêem a instalação e construção de vários equipamentos, dentre os quais: pista para caminhadas, quiosque de informações turísticas, postos salva-vidas e policial, palco, mirante, reestruturação da iluminação, paisagismo, iluminação, esgotamento sanitário, além de amplo estacionamento.

Critérios

Diante da demanda turística, o Prodetur/SE tem se preocupado em estabelecer alguns critérios para os projetos, de modo a consolidar os atrativos turísticos sergipanos e assim garantir o incremento da economia do turismo no estado bem como a melhoria da infraestrutura e dos serviços básicos na gestão ambiental.

Segundo o secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson Junior, os projetos  tem como norte fortalecer as comunidades desses municípios, através do turismo fluvial.

“É turismo viável e tem futuro em Sergipe. O estado possui uma vasta bacia hidrográfica estrategicamente localizada, capaz de garantir sustentabilidade social e ambiental às famílias que habitam essas regiões”, disse o secretário.

Fonte: assessoria

Leia também