Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

A ORIGEM DO DIA DAS MÃES, ESCREVE LACERDA JUNIOR

*Lacerda Junior

Percorrendo os corredores da História encontramos celebrações referentes ao dia das mães desde a antiguidade. Inicialmente essas celebrações possuíam um cunho religioso-pagão, pois estavam voltadas ao culto a uma deusa que era considerada a mãe dos deuses da cultura grega.

Mas só em 1905 que encontramos uma celebração que está mais próxima do que comemoramos hoje. Em 10 de maio do referido ano, uma americana chamada Anna Jarvis perdeu sua mãe e, diante da dor que sentiu, decidiu criar um movimento que tinha por objetivo homenagear todas as mães e ensinar a todas as crianças a importância da figura materna.

A materialização da iniciativa de Anna se deu três anos após a morte de sua mãe, quando ela em conjunto com algumas amigas conseguiram promover em 10 de maio de 1908 um culto em homenagem as mães na igreja Metodista de Adrews, em Grafton.

A repercussão da solenidade foi tão grande que em 1910 o governador da Virginia Ocidental, William E. Glasscock, definiu o dia 26 de abril como dia oficial de comemoração às mães. A iniciativa de Glassocock se popularizou e diversos Estados americanos também adotaram uma data para celebrar o dia das mães.

Em 1914 o presidente Woodrow Wilson determinou, seguindo a sugestão de Anna Jarvis, que a celebração do dia das mães se daria no segundo domingo do mês de maio.

No Brasil a comemoração aconteceu pela primeira vez em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, mas foi apenas em 1932 que Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo do mês de maio como dia oficial para às comemorações.

*Lacerda Junior é professor

Leia também