Aracaju, 18 de abril de 2024

Huse registra 779 atendimentos durante fim de semana (Foto: Ricardo Pinho)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
093856d798c542bd463e2b41c4aa7f70

Desses, foram 17 vítimas da violência urbana e 55 de acidentes de trânsito

No período de 6 a 8 de maio, o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) registrou 779 atendimentos. Desse total, 130 usuários ficaram internados, de acordo com a classificação de risco. Foram 104 pacientes na ortopedia, 142 na sutura, 217 na pediatria, 238 na área azul adulto, além de 12 pacientes atendidos na oftalmologia e 24 por otorrinolaringologista.

Números que se destacaram no fim de semana foram os de vítimas envolvidas em acidentes de trânsito (moto e carro) e de violência urbana. Foram 17 casos de violência urbana, envolvendo arma branca e arma de fogo, e 55 de acidentes de trânsito.

O cirurgião geral do Huse, Marcos Kroger, chama atenção para o crescente número de vítimas que chegam ao Pronto Socorro com traumas graves. “A violência urbana já faz parte das estatísticas. São vítimas de arma de fogo e arma branca que todos os finais de semana chegam na sala de sutura e muitas vezes na área vermelha pela alta gravidade. Na maioria das vezes, as vítimas passam por cirurgias complicadas. Os acidentes motociclísticos também continuam liderando com múltiplas fraturas, o que acaba gerando sequelas graves”, alertou.

O jovem Ícaro Cruz, 19, pilotou uma moto após ingerir bebida alcoólica. “Estava em um barzinho próximo da minha casa com uns amigos. Peguei a moto, não coloquei o capacete e aconteceu o pior. Eu passei direto por um quebra mola e cai. Machuquei a cabeça e as costas, mas poderia ter sido pior. Aprendi a lição”, afirmou.

Atendimento

Os ambulatórios de retorno, oncologia e radioterapia totalizaram 62 atendimentos neste final de semana, mas sem internações. No Hospital Pediátrico, o final de semana foi considerado tranquilo, 217 pacientes infantis foram atendidos entre o Pronto Socorro e a área azul pediátrica. Desse total, 34 pacientes infantis ficaram internados e em observação.

Fonte: SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também