Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Órgãos unificam banco de dados sobre acidentes de trânsito (Foto: ascom SMS)

ASCOMSMS

No encerramento da IV Semana Municipal de Trânsito, ocorrido na sexta-feira, 6, no auditório da Superintendência Municipal de Transporte Trânsito (SMTT), a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) apresentou os primeiros resultados do banco integrado de dados sobre acidentes de trânsito em Aracaju, referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015. O banco de dados é uma das estratégias utilizadas pelo Comitê Intersetorial do “Projeto Vida no Trânsito”, com o objetivo de alinhar os dados coletados por diversos órgãos envolvidos na mobilidade urbana, para direcionar políticas públicas que solucionem os problemas apresentados.

A coordenadora do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes (Nupeva), Lijane Oliveira, destacou que a apresentação destes resultados não poderia deixar de acontecer nesta semana, em que as ações de educação no trânsito ganham mais destaque. “Neste momento de intensificação,temos gestores de diversos órgãos concentrados, assim como equipe técnica e imprensa. Portanto, uma ótima oportunidade para apresentar o diagnóstico sobre os fatores de risco, ou seja, motivos que mais ocasionam acidentes de trânsito em Aracaju.  Isso foi possível avaliar após essa coleta de dados, que é fundamental, para subsidiar a criação de políticas públicas que atuem com efetividade na diminuição do número de acidentes de trânsito”, destacou.

Ainda segundo Lijane, apesar das ações educativas terem sido intensificadas esta semana, a programação é estendida para todo o mês de maio.  “Teremos, ações nas Unidades de Saúde da Família, escolas, atividades como blitz educativa,  apresentações de teatro, caminhada pela comunidade. Enfim, uma verdadeira mobilização, pois acredito que a formação de uma conduta consciente é alcançada com persistência nas orientações”, pontuou.

O secretário Municipal da Saúde de Aracaju, Antônio Almeida, destacou a importância da parceria entre Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e a SMS. “A questão da violência no trânsito é um problema de saúde pública. Temos anualmente uma despesa enorme com o atendimento às vítimas do trânsito, e esta é uma problemática que só conseguiremos resolver com o fortalecimento de parcerias que mobilizem a população, estimulando uma conduta consciente. Essa é uma estratégia que já estamos adotando, e para isso contamos sempre com total apoio da SMTT”, afirmou.

O superintendente da SMTT, Nelson Felipe, pontuou que certamente muitos avanços na resolução dos acidentes de trânsito em Aracaju já foram feitos, mas que ainda há um longo caminho para alcançar o ideal, isso só será possível com a realização de um trabalho integrado.

Durante a solenidade de abertura o grupo Cones de Teatro, apresentou o espetáculo “Se essa rua fosse minha”, enfatizando a importância de ser educado no trânsito para evitar acidentes. Quem também participou da solenidade foi o Secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, capital do Mato Grosso. Durante sua fala, ele elogiou as ações realizadas para melhorar o trânsito em Aracaju, e destacou a importância do integração entre os órgãos gestores de trânsito do Brasil. “ É extremamente significativo, para que consigamos otimizar a questão da mobilidade urbana nacional, a interação e o conhecimento de experiências exitosas para que consigamos estende-las para outras cidades”, destacou.

Órgãos envolvidos

Os órgãos envolvidos no Projeto Vida no Trânsito são: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Departamento de Trânsito do Estado de Sergipe (Detran), Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

Font: SMS

Leia também