Aracaju, 14 de maio de 2024
Search

Abertas as inscrições do concurso Pesquisar e Conhecer (Foto divulgação)

ZIKAZERO

Serão selecionados vídeos com até 90 segundos de duração

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais de Educação lança o concurso Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes aegypti.  Poderão participar as escolas das redes pública e particulares e o período de inscrição é de 23 a 31 de maio.

De acordo com o coordenador da Brigada da Educação, da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Jorge Costa, durante o período da ação da Brigada os estudantes da rede vêm realizando diversas atividades, como produção de cartazes, vídeos entre outras.

“O concurso é de suma importância para a divulgação dos trabalhos produzidos pelos estudantes. O que é positivo tanto para mobilizar a comunidade e os colegas da escola, quanto para combater o vetor”, ressalta Costa.

A atividade selecionará vídeos de até 90 segundos incluído os créditos. O conteúdo deverá apresentar de maneira criativa as ações que promovem o combate ao mosquito Aedes aegypti.

As imagens devem ser captadas por celulares ou câmeras fotográficas. Vale destacar que as produções que não obedecerem esse critério serão automaticamente desclassificadas.

Vencedores

Os vídeos serão analisados pela Comissão Julgadora que irá considerar critérios, como: criatividade, originalidade, qualidade e domínio da técnica, adequação ao tema e contemporaneidade da abordagem. O concurso será divido em duas etapas, uma regional e a outra nacional.

Na etapa nacional, a concorrência será entre os vídeos inscritos em cada categoria/nível por unidade da federação.  A Comissão Técnica indicará cinco finalistas, já a Comissão Julgadora Final escolherá os vencedores em cada categoria/nível.

Dessa maneira, os vídeos vencedores em cada categoria/nível das unidades da federação concorrerão na etapa nacional que elegerá dois vencedores em cada nível/modalidade: um vencedor escolhido pela Comissão Julgadora Final e outro vencedor indicado por Júri Popular.

Como participar

Cada unidade escolar poderá inscrever apenas um vídeo em cada categoria e nível de ensino. Esse material deverá ser produzido por uma equipe formada por um professor ou educador responsável por até três alunos.

As categorias são duas: rede pública e privada. Já o nível é dividido em educação infantil, ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais, ensino médio e técnico e graduação.

Para mais informações acesse ao link http://zikazero.mec.gov.br/, ou entre em contato através do email pesquisareconhecer@mec.gov.br.

Assessoria de Comunicação da SEED

Leia também