Aracaju, 16 de abril de 2024

Centro Cultural de Aracaju recebe 14ª Semana de Museus (Foto: Ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
phpThu

Durante os dias 17 e 18, o Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), recebe a 14ª Semana Nacional de Museus. O evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece em todo o Brasil. A ocasião irá propiciar que os museus fortaleçam laços e atuações com suas paisagens culturais.

O tema norteador da semana é “Museus e Paisagem Cultural” e o mote que será trabalhado pelo Centro Cultural é “Este Rio é Meu”. No evento acontecerão discussões em torno do assunto, trazendo diferentes pontos de vistas de professores que estudam os aspectos econômicos, sociais e ambientais do rio e pessoas que são ligadas a ele, como pescadores, canoeiros e marisqueiros.

O Centro Cultural, além de ser um local de disseminação cultural, recebe a semana de museus a fim de fortalecer a valorização de um de seus espaços, o Museu da Cidade Prefeito Viana de Assis.

A presidente da Funcaju, Aglaé Fontes fala da escolha do tema a ser tratado. “Todas as cidades que nascem às margens dos rios, tonam-se caminho e nesse ponto o tema “Este Rio é Meu”, foi escolhido para provoca vários olhares. Apena um título mexe com o imaginário e com as referências históricas, tornando-se um assunto muito interessante a ser debatido. Diante disso, estamos convidando estudantes, professores e pessoas que se sintam ligados a esse rio para participarem dessa jornada de estudos”, reforça.

A programação tem início no dia 17, às 8h30 no Museu Viana de Assis. Em seguida, acontece a mesa redonda no Teatro João Costa, onde professores trabalharão o tema. Já às 15h, na Sala de Exibição Walmir Almeida, será exibido o documentário “Os Catadores”. No dia 18, a partir das 9h, Aglaé Fontes fará uma palestra com o tema “História de Águas e Gente”, o professor Paulo Cesar de Oliveira palestrará também sobre o tema “Passeando no Rio”, logo após, acontece a mesa redonda “O que o Rio Nos Dá” que trará histórias contadas por personagem ligados a esse rio.

Serviço

A 14ª Semana Nacional de Museus acontece entre 16 a 22 em mais de mil museus de todo o país com o tema: Museus e Paisagem Cultural. O evento é promovido em alusão à comemoração ao Dia Internacional de Museus, que é no dia 18 de maio. Ao todo, serão desenvolvidas no Brasil 3.700 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

Programação

17 DE MAIO

9h – Teatro ‘‘João Costa”

Mesa Redonda – ‘‘ Esse rio é meu”

Profº. Samuel Albuquerque

Profª. Lilian Wanderley

Dr. Eduardo Matos

15h

15h – Sala de Exibição ‘‘Waldir Almeida”

DOCUMENTÁRIO: Marisqueiras- Jade Moraes

18 DE MAIO

9h- Teatro ‘‘João Costa”

Palestra- ‘‘Histórias de águas e de gente”

Profª. Aglaé Fontes

Palestra- ‘‘ Passeando no rio”

Profº. Paulo Cezar Oliveira

MESA REDONDA: ‘‘ O que o rio nos dá”

Conversa com marisqueiros, canoeiro e pescadores.

15h- Exibição do documentário: Marisqueiras

Com a presença da diretora Jade Morares

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também