Aracaju, 29 de março de 2024

Dona Zika se apresenta em escolas dos Bairros Industrial e Ponto Novo (Foto: ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
AAAADONA

A equipe de teatro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) apresentou o esquete teatral da Dona Zika em escolas dos bairros Industrial e Ponto Novo. No dia de hoje, 10, os atores estiveram na Escola Municipal José Airton de Andrade, situada no bairro Ponto Novo. Já ontem, 09, a equipe esteve na Escola Municipal Aelcebíades Melo, localizada no Bairro Industrial.

O esquete teatral da Dona Zika tem como principal objetivo sensibilizar as crianças das escolas municipais a combaterem o mosquito Aedes aegypti. Por meio da apresentação teatral, eles se tornam agentes multiplicadores e disseminam informação para todos.

No mês de maio está sendo positiva a procura das escolas pela apresentação. A agenda está quase lotada. E isso é resultado do trabalho que a equipe desenvolve. Para solicitar o esquete teatral, basta ligar para o Departamento de Educação Ambiental (EA), pelo telefone: 98104-0698.

História

Dona Zika é uma senhorinha cheia de vitalidade, mas que com sua ingenuidade acaba sendo enganada pelo mosquito da dengue, que está fantasiado de coelho. A senhora o leva para casa e o trata como se fosse seu animal de estimação. Em seguida, o catador de lixo entra em ação, observa o lixo da Dona Zika e comenta sobre o que ela consumiu durante o fim de semana. Ao perceber que na sacola plástica existem muitos resíduos desordenados, o catador propõe realizar a coleta diária em troca de um bolo, suco e dez reais. A Dona Zika não aceita e parte para cima do catador, na intenção de castigá-lo pela proposta incabível. Logo após, o catador se dá conta que a senhora cria o mosquito da dengue em sua residência. Com isso, o catador a incentiva sobre o risco que o mosquito está causando, tanto para ela, como para toda a comunidade. E é nessa hora que a Dona Zika acredita nas palavras do catador e juntos orientam as crianças sobre como devem evitar a proliferação do mosquito.

Horta Vertical

Além do esquete Dona Zika, a Sema realiza nas escolas a “Horta Vertical”. Os alunos plantam junto com a equipe hortaliças, como coentro, cebolinha, etc, para que possam consumir como merenda escolar futuramente. Nesta quinta-feira, 12, a Sema estará realizando a horta na Escola Municipal Francisco Guimarães, localizada à Praça Pedro Diniz Gonçalves filho, s/n, Conjunto Jardim Esperança, bairro Inácio Barbosa.

A ação faz parte do eixo temático ‘Plantando Sementes e Germinado Qualidade’ da Educação Ambiental, que visa sensibilizar crianças e professores a preservarem o ecossistema.

Da assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também