Aracaju, 28 de março de 2024

CAMPANHA CADASTRA HOJE NOVOS DOADORES DE MEDULA ÓSSEA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

O Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Sergipe, em parceria com o Hemose, está realizando nesta terça-feira (10) a campanha de cadastramento para doadores de medula óssea. A coleta de sangue será realizada durante todo o dia,  e das 18h30 às 21h45 de hoje, nos laboratórios de Enfermagem da faculdade, localizada na rua Teixeira de Freitas, 10, bairro Salgado Filho, em Aracaju. É uma coleta simples de sangue, não será necessário estar em jejum, e qualquer pessoa entre 18 e 54 anos, que tenha boa saúde, poderá se tornar um doador voluntário de medula óssea.

Os dados pessoais do doador e os resultados dos testes serão armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes de todo o Brasil que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador será consultado para confirmar se deseja realizar a doação. O doador não terá custo algum para realizar a doação. Importante: os doadores que forem a Estácio FASE nesta quinta-feira devem levar um documento de identidade (RG) e apresentar dois números de telefone de pessoas da família.

“A doação de medula óssea salva vidas e não altera em nada a vida do doador. O Brasil tem uma média de 3 milhões doadores cadastrados. Mas, infelizmente, esse número não atende à demanda, e a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. Portanto, quanto mais doadores cadastrados nós tivermos, será melhor”, esclarece Ruth Cristini Torres, hematologista, professora da Estácio FASE e coordenadora da campanha na faculdade.

O número de doadores voluntários tem aumentado  consideravelmente nos últimos anos. Em 2000, existiam apenas 12 mil inscritos. Naquele ano, dos transplantes de medula realizados, apenas 10% dos doadores eram brasileiros localizados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Em dezembro de 2013, já existiam 3,24 milhões de doadores inscritos. No entanto, a necessidade é bem maior.

Por: Adiberto de Souza

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também