Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

PRECISA DE MAIS CONVERSA

DIÓGENES BRAYNER –plenario@faxaju.com.br

Tem filiados do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que não está satisfeito com esse clima de saída da Base Aliada do governo. Um deles diz que ficará com dificuldade, em razão da perda de emprego. Viver de ‘CC’ tem desses obstáculos. Toda vez que muda de Governo ou que haja algum mal estar, quem depende dessa indicação partidária vai experimentar um bom tempo sem grana.

Além disso, os prefeitos do interior que tentam reeleição ou os précandidatos sem apoio do Governo perdem força. É natural que sim, porque tudo que consegue no município tem apoio e empurrão do Palácio dos Despachos. Estava muito claro que o PSB não teria o apoio de candidatura única da chamada base aliada. Também se percebe que JB não vai se dedicar de corpo e alma ao pleito de 2016, em caso da base ter mais de um nome na disputa.

A próxima eleição será extremamente fiscalizada. Os gastos serão comedidos e a crise não vai permitir excessos que aconteciam no passado. A Operação Lava Jato pode não impedir ajuda via caixa-2 aos pretendentes a cargos proporcionais ou majoritários, mas se acontecer não será dentro da facilidade de antigamente, onde se jorrava dinheiro nos comitês de quem tivesse melhor perspectiva de chegar ao poder.

Comentário de um socialista não tão experiente, era de que Valadares Filho deveria ter se recusado a participar da exclusividade na escolha [tudo indica que não seria ele o nome] e saísse sem largar a base, mas com a sugestão de que se formasse uma aliança que liberasse as candidaturas e, por esforço de cada um, o que chegasse no segundo turno teria apoio dos demais.

De qualquer forma agora é tarde. O PSB diz que não há rompimento e nem que o partido fará inclinação à direita, mas dentro do Governo a legenda não terá mais vez em termos de participação. Com um detalhe: Fábio Mitidieri sai de mala e cuia da aliança, caso perceba alguma aproximação com o grupo liderado pelos Amorins no Estado.

Isso, aliás, já foi bem explicado…

ELIZIÁRIO

Eliziário Sobral assume a Controladora Geral do Estado, em lugar de Ednelson Alves, para felicidades de vários auxiliares do Governo.

Houve até quem soltasse fogos.

REFORMA

A demissão de Adnelson abre fase de mudanças no Governo do Estado para reforma administrativa que vem sendo de forma lenta e gradativa.

Auxiliares podem ser demitidos ou remanejados.

ESPÓLIO

Pelo menos dois deputados estaduais, de partidos integrantes da base aliada, estão de olho no espólio do PSB e já tem gente para ocupar os espaços.

Outra nomeação foi a de Marcio Farias para a Segrase.

SUCESSÃO

O presidente regional do PT em Sergipe, Rogério Carvalho, acha que grupo precisa entender que o importante é conseguir a Prefeitura de Aracaju.

E, por isso, o apoio tem que ser para melhor nome na disputa.

BATE-BOCA

Rogério Carvalho deixa claro que apoiará pessoalmente para a Prefeitura, quem for escolhido pela maioria dos filiados do PT.

Ainda vem bate-boca pela frente…

NA ESPERA

O prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), está apenas esperando que o Governo declare apoio ao Padre Inaldo (PCdoB), para se afastar da base aliada.

Confidenciou isso a amigos em conversa reservada.

TRAQUEJO

O précandidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes, teria dito sábado, em conversa informal, que o précandidato a prefeito de Socorro, Clewerton, não tem traquejo.

Pode acontecer alguma mudança.

CONVERSA

Os deputados federais Valadares Filho e Fábio Mitidieri conversaram ontem sobre a questão da saída do PSB da base aliada, embora o PSD se mantenha.

Fábio só não acompanha Valadares se ele se compor com o PSC.

SALVADOR

Em Salvador, ontem à noite, o deputado Valadares Filho jantou com o prefeito da cidade, ACM Neto e tratou sobre eleições e assuntos administrativos.

Valadares Filho seguiu hoje para Brasília.

COM JB

Quem esteve ontem com o governador Jackson Barreto foi Heleno Silva e Jony Marcos. Conversaram de política municipal e da nomeação de Mardoqueu para a Sedetec.

Jackson sugeriu que Ivan Leite fosse o candidato a prefeito em Estância.

ZEZINHO

O presidente do PMDB, João Augusto Gama, diz que indicados de outros partidos querem ser candidato, mas tirando Zezinho Sobral.

– Não acho justo que isso aconteça.

SUSTENTA

Gama sustenta que a candidatura de Zezinho Sobral é irreversível. Porque o PMDB já apoiou um que foi prefeito e outro que foi candidato em 2012 e perdeu.

– A sociedade quer fato novo, disse.

REUNIÃO

Ontem, no final da tarde, o PMDB fez reunião com alguns dos seus membros e já falou sobre plano de Governo e ouviu o que a sociedade está pensando disso tudo.

– O povo quer uma coisa nova, disse.

ANDRÉ MOURA

O deputado federal André Moura disse, ontem, que o Conselho de Líderes da Câmara se reúne hoje para afastar Waldir Maranhão da Presidência da Casa.

– Ele e incompetente e desrespeitou os deputados, disse.

JOÃO ALVES

O nome do prefeito João Alves Filho (DEM) voltou a ser incluído como um nome que já está no segundo turno na disputa pela Prefeitura de Aracaju.

Todos os précandidatos dizem que não se deve subestimar o atual prefeito.

PROBLEMA

Uma cidade da região do Japaratuba começa “pôs o rabo de fora” em vícios claros nas concorrências que vai estoura dentro de no mais 15 dias.

Envolve toda a cúpula administrativa da cidade.

ATÉ SEXTA

Não demora muito. Até sexta-feira membros do PSB desocupam todo o comando da Fundação Aperipê. A demora é passar todo o serviço para quem assumir.

Essa é a orientação partidária…

ASSEMBLEIA

Na Assembleia Legislativa o partido vai se comportar com independência e não fará oposição ao governador Jackson Barreto (PMDB).

A posição será pela consciência do parlamentar.

Notas

Nota – A OAB Nacional e Colégio de Presidentes de Seccionais emitiram ontem uma nota a respeito da decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), de anular a sessão em que foi realizada a votação da admissibilidade do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff.

0x0

Parecer – O plenário do Senado se transformou ontem em reunião da CCJ para que o senador Ricardo Ferraço (PSDB) lesse seu parecer pela constitucionalidade do processo de cassação do mandato do senador Delcídio do Amaral. O relatório foi aprovado e a votação pela cassação do mandato de Delcídio será hoje.

0x0

Analise – O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou ontem que a expectativa é que a análise da admissibilidade do processo de impeachment movido contra a presidente Dilma Rousseff, pode ser decidida amanhã. Renan conversou com os jornalistas após sessão do Plenário e foi questionado sobre isso.

0x0

Anulação – O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto avaliou, ontem, que a última palavra sobre a anulação da sessão do impeachment da Câmara dos Deputados deverá ser do STF, independentemente do desfecho dado pelo Congresso Nacional para o tema.

0x0

Cardozo – O ministro José Eduardo Cardozo, da Advocacia-Geral da União (AGU), afirmou ontem que lhe parece “insustentável” que o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff tenha continuidade no Senado após a anulação da votação do processo na Câmara pelo presidente interino da casa, Waldir Maranhão (PP-MA).

0x0

Nota – Eduardo Cunha criticou a decisão de Waldir Maranhão (PP-MA), de anular as sessões da Câmara dos dias 15, 16 e 17 de abril, quando foi aprovada a admissibilidade do processo de impeachment de Dilma e, consequentemente, anular a  admissibilidade do processo. Em nota, Cunha diz que a decisão é antirregimental.

Conversando

Tensão – O Brasil amanheceu em tensão com ato do presidente em exercício da Câmara Federal cancelar a votação da comissão de impeachment da casa.

Comemoram – Apoiadores da presidente Dilma Rousseff (PT) ocupam o Palácio do Planalto e comemoram anulação do impeachment.

Palhaçada – Sargento Edgard diz que depois ficam reclamando que o judiciário tira a autonomia do congresso. Nem Tiririca faria a palhaçada que Valdir Maranhão fez.

Acredita – Fabio Henrique diz que não é inimigo do ex-deputado Zé Franco e acredita que seu nome iria fortalecer a disputa democrática por Socorro.

Vai sofrer – Rogério Carvalho diz que Governo Temer não é legitimado pela sociedade e afirma que população sofrerá bastante com a ausência da democracia.

Destaca – Fabio Henrique destaca trabalho de Adilson Junior no Governo Sergipe e lembra que todos sabem quem apoiou Jackson Barreto em Socorro.

Debate – Valadares Filho (PSB) diz que nunca chegou a debater a sucessão municipal de Aracaju com Eduardo Amorim.

Sintese – Nova presidente do Sintese agradece apoio do magistério e ressalta disputa democrática pela diretoria.

Confirma – Fabio Mitidieri diz que não poderá seguir com Valadares Filho caso o PSB se encaminhe para a oposição

Leia também