Aracaju, 29 de março de 2024

Revitalização da Ponte do Imperador está com 20% já executada (Foto: Ascom Emurb)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
aaaaaponte

Um dos pontos mais conhecidos da capital está passando por uma revitalização em sua estrutura física. A Ponte do Imperador, localizada às margens da avenida Ivo do Prado e banhada pelo Rio Sergipe, é mais um ponto turístico valorizado e revitalizado pela atual gestão da Prefeitura de Aracaju. Orçada em pouco mais de 400 mil reais com recursos conveniados entre o Governo Federal e a PMA, a obra segue adiantada e a meta é concluí-la em torno de 120 dias.

Profissionais da empresa contratada para executar os serviços atuam diariamente para dar celeridade e manter o ritmo dentro do cronograma. Cerca de 20% da obra já foi executada e as ações são desenvolvidas paralelas na estrutura da Ponte. Na parte inferior estão sendo removidos a parte com ferrugem e a “craca”, uma espécie de crustáceo marinho semelhante à ostra. A laje também está sendo avaliada e feitos os primeiros retoques, antes da pintura final.

A expectativa é que já na próxima semana seja colocada a parte de concreto projetado na tela inferior e, logo em seguida, começar a pintura, revitalização do guarda-corpo e das pedras portuguesas.

História

Em 1860, o imperador D. Pedro II esteve em Sergipe. Para sua chegada a Aracaju, foi construído um ancoradouro para que o vapor Apa, que conduzia Vossa Majestade e comitiva, pudesse ancorar. Em 1923, pousaram em Aracaju os primeiros aviões, ou melhor hidroaviões, que usaram a ponte como desembarcadouro e inauguraram os voos para Sergipe. Antes da construção de nosso primeiro aeródromo, era na ponte que eles “ancoravam”. Através dos tempos a “ponte” é um dos pontos mais visitados da cidade de Aracaju sendo destaque na vida da capital e ponto obrigatório de visitação para todos aqueles que vinham conhecer a nossa bela capital.

Da assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também