Aracaju, 8 de maio de 2024
Search

A ESQUERDA ENVELHECEU

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

A coluna fechou antes do resultado da votação da continuidade do impeachment de Dilma Rousseff. A tendência era para afastamento por 180 e posse de Michel Temer. Quadro que pode se ver ao amanhecer do dia. Vários discursos durante quase 16 horas. Todos dentro do mesmo tema, com as mesmas palavras e batendo numa mesma tecla.

Só um senador preferiu mudar o tom: Cristóvam Buarque (PPS), que já foi do PT e participou ativamente do combate ao golpe militar de 1964. O senador disse que não foi ele que mudou. Foi a esquerda que envelheceu. “A esquerda, que está há 13 anos no poder e que demonstra um desapego à democracia, manipulando, cooptando, criando narrativas em vez de análises; com a preferência pelo assistencialismo em vez de uma preferência pela transformação social”.

Para o senador, a esquerda chegou com um apego ao poder que consegue driblar a Constituição, “fazendo com que o presidente Lula tenha quatro mandatos, dois em seu nome e dois em nome da presidente Dilma. Com o vício de corrupção, que nenhum de nós imaginava; com a incompetência gerencial, cujos resultados são nefastos e visíveis; com o aparelhamento do Estado; e com gosto por narrativas como é essa de que o que estamos fazendo aqui, dentro de todo o rigor constitucional, é golpe”.

Diria que foi um discurso que revela retrocesso em um modelo que combatia tudo o que se fazia em outros Governos, mas que se lambuzou quando teve oportunidade de chegar ao poder em 2002, cumprindo parcialmente o seu projeto social, mas entrando de cabeça no aperfeiçoamento de tudo que combatia de seus antecessores.

Temer, que deve fazer um Governo de seis meses, está indo com muita sede ao pote e, de forma clara, negocia ministérios e cargos bem ao tipo do seu partido, o que pode se transformar numa réplica mal feita de Dilma.

CHATEADO

O governador Jackson Barreto (PMDB) está chateado com a não nomeação do juiz Bruno Loeser para desembargador do TRT da 5ª Região.

Está se sentindo traído…

IMPEACHMENT

Jackson foi uma das poucas exceções do PMDB, no Nordeste, que ficou contra o impeachment e se manteve leal à presidente Dilma Rousseff.

O governador não gostou do corte em Bruno Loeser.

A CULPA

Setores do PMDB culpam membros do PT de Sergipe e acham que houve uma suja conspiração contra Jackson, que resultou na derrota da indicação de Bruno.

Tem peemedebista pedindo que JB não “durma com os inimigos”.

ERRAMOS

Plenário errou ao publicar ontem que o desembargador nomeado para a 5ª Região teria sido o juiz Cristiano César. Na realidade o escolhido foi Thenisson Dórea.

Com o apoio do ex-presidente da OAB, César Brito, e de membros do PT.

RENOVAR

Uma bem ilustrada fonte do PMDB (pediu off) sugeriu, ontem, que o partido começasse a pensar em rejuvenescer e ampliar os seus quadros.

– Existe vida fora do PT, disse.

SAÍDA DO PSB

Algumas pessoas indicadas pelo PSB não estão querendo deixar os cargos no Governo e permanecem neles desde o início do Governo Jackson.

Quem ocupa cargo de chefia já estão pedindo para sair.

VAGAS

Com a saída do PSB da base aliada, tem muita gente de partidos que apoiam o Governo querendo cobrir vagas, com nomes de pessoas vinculadas a ele.

Os telefones não cessam…

PRAZO

As nomeações indicadas pelo PSB e que estejam em cargos de chefia, têm prazo até amanhã para deixar o Governo, dentro do que decidiu o partido.

Esperam apenas que cheguem os substitutos.

MITIDIERI

Os deputados Luis Mitidieri e Valadares Filho conversaram muito ontem à tarde e já a partir do início de abril os dois vão percorrer juntos bairros de Aracaju.

Mitidieri também vai conversar com outros partidos.

LIMITA

Deveria ter feito antes: Dilma limitou, ontem, a possibilidade de nomeação de diretores de duas empresas públicas: a Conab e a Embrapa.

E proibiu a nomeação de “dirigentes estatutários de partidos políticos”.

MUITO TARDE

Se tivesse decretado a proibição de lideranças de partidos políticos em seu Governo, com certeza Dilma Rousseff não sairia tão desacreditada pelo povo.

Dilma preferiu ser marionete de políticos espertos.

PRORROGA

A presidente Dilma Rousseff também prorrogou até 31 de dezembro de 2018 o encerramento do sinal analógico de TV em todo o País.

Também mudou permissões para gastos com diárias e passagens.

MALDADE

Dilma Rousseff dá um toque de maldade [ou medo] ao incluir a Polícia Federal nas mudanças de gastos de passagens e diárias.

Imagina que com isso freia a ação da Lava Jato.

EDUARDO

O senador Eduardo Amorim (PSC) já esteve mais resistente na candidatura a prefeito de Aracaju, mas agora está mais flexível a um entendimento.

E isso vai acontecer quando se acalmar o clima político no País.

EMMANUEL

O presidente municipal do PT, vereador Emmanuel Nascimento, disse ontem que o seu partido ainda não fechou com nenhum candidato.

O PT vai se reunir dia 1º de Junho e tomar uma posição em relação ao melhor nome.

UNANIMIDADE

Uma coisa está bem definida dentro do PT: o nome de Eliane Aquino tem unanimidade do partido para ser a vice-prefeita, seja qual for a composição.

Eliane silencia, mas a militância demonstram desejo na sua indicação.

EDVALDO

O ex-prefeito Edvaldo Nogueira, précandidato pelo PCdoB, reuniu-se em São Paulo com a direção do partido e tratou da disputa em Aracaju. Ele é prioridade da legenda.

Retornou ontem à noite mais animado.

CONTATOS

Edvaldo disse que vem trabalhando muito para buscar apoio do PT e PMDB e admite que o seu nome seja bem aceito pela maioria dos membros dos dois partidos.

O PT demonstra boa vontade para uma aliança.

Notas

Demite – A presidente Dilma Rousseff decidiu exonerar sua equipe ministerial assim que os senadores encerrarem a votação sobre o processo de impeachment contra ela, caso decidam por seu afastamento. Se o plenário do Senado acatar a admissibilidade do processo, Dilma será afastada do cargo por 180 dias.

0x0

Cita crise – Em seu discurso não sessão pelo impeachment, ontem, o senador Eduardo Amorim (PSC) disse que os crimes de responsabilidade praticados pela presidente Dilma Rousseff trouxeram as piores consequências para o país e para o povo brasileiro. Amorim também citou crise na economia e a corrupção.

0x0

Discurso – Confirmado o afastamento de Dilma (PT), Michel Temer dará posse a ministros e fará um pronunciamento hoje durante a tarde. O vice quer evitar um vácuo de poder e se apresentar à população brasileira com um discurso em que tentará passar um sinal de confiança ao mercado e aos assistidos pelos programas sociais.

0x0

Bloqueio – O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) é acusado pelo MPE de contratar ilicitamente uma empresa para obras de saneamento. A contratação aconteceu em 2005, quando Lindbergh era prefeito de Nova Iguaçu (RJ). Réu do processo por improbidade administrativa, o senador teve bens bloqueados em julho deste ano.

0x0

Harmonia – Renan Calheiros, afirmou ontem que se for a vontade da maioria dos senadores aprovar a admissibilidade do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, ele não participará do governo Temer. Garantiu que manterá a mesma atitude de sempre, que é a relação de independência e harmonia.

0x0

Obstruir – A bancada do PT na Câmara deve obstruir votações enquanto o processo de impeachment tramitar no Congresso Nacional. O líder da legenda na Casa, Afonso Florence (BA), esteve no Palácio do Planalto ontem e prometeu tempos difíceis para o eventual governo Temer no Congresso nos próximos meses.

Conversando

Ministério – Cristóvam Buarque diz que até agora, pelos nomes que tenho visto na imprensa, cotados para compor ministério Temer, não dá para ser muito otimista.

Cargos – Percebe-se que os partidos não desejam recuperar o País, querem mesmo é ministérios. Temer quer cortar 10 deles, mas as legendas não permitem.

Queda – Varejo cai 7% e tem pior trimestre desde 2001. Em março, as vendas tiveram retração de 0,9% ante fevereiro, puxadas por queda de 1,7% nos supermercados.

Pedido – Vereador Doutor Emerson (Rede) pede ao eleitor que fiquem mais atentos para políticos envolvidos em escândalos e corrupção.

Saída – Senador Valadares (PSB) diz que o partido agiu bem em ter saído do Governo de Sergipe, mas que nem devia ter entrado.

Bombeiros – Oficial do Corpo de Bombeiros esclarece sobre as obrigações do órgão na fiscalização dos postos de combustíveis.

Resposta – Em resposta ao senador Eduardo Amorim, o secretário Sales Neto cita diversas obras que estão sendo realizadas pelo Governo de Sergipe.

Prioridades – Eduardo Matos diz que o país não elegeu prioridades. Fez uma Copa e faremos uma Olimpíadas sem condições para isso.

Incêndio – Não houve incêndio em um posto no Jardins, mas um problema no forno do restaurante da delicatessen, no domingo, sem risco para as bombas de abastecimento.

Leia também