Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Cooperados solicitam apoio para construção fábrica em Itaporanga (Foto Ascom)

codise1

Na manhã desta quinta-feira, 12, diretores da Cooperativa Avicula de Sergipe procuraram o apoio locacional do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Sergipe (Codise), para cessão de uma área em Itaporanga D´Ajuda visando a instalação de uma fábrica para produção de ração para aves. Os diretores Everaldo Faro e Agnaldo dos Santos, foram recebidos pelo diretor presidente da Codise, Vinícius Mazza, e o diretor de Industrialização Dernival Neto.

Segundo Everaldo, para a instalação do empreendimento é necessário uma área de 5 mil metros quadrados no município de Itaporanga, por ser um local estratégico em razão das granjas de Sergipe predominarem no eixo de São Cristovão, Itaporanga, Salgado, Estância, Indiaroba e Santa Luzia. Revela que a fábrica será da cooperativa, formada por 24 produtores, e que a produção da ração será para consumo dos associados.

“A meta é criar 980 mil aves e produzir ração para estes frangos, correspondente a aproximadamente uma produção de 2, 6 milhões de quilo de carne por ano”, afirma, enfatizando que a expectativa é que tão logo seja feito o contrato de firmação com a Codise seja iniciada a construção da fábrica para que no começo de 2017 já comece a produção da ração.

Ainda de acordo com Everaldo, o funcionamento da fábrica vai gerar 20 empregos diretos e toda a cadeia cerca de 300 empregos. Ressalta que o investimento é na ordem de R$ 1,2 milhão. “Com a instalação de uma fábrica dessas nós iremos incrementar o mercado de produção de aves, fornecer uma ave de excelente qualidade para o nosso consumidor e diferentemente do sistema atual, nós iremos levar diretamente do produtor, que somos nós, para o consumidor, porque a intermediação e a comercialização também será feita pela própria cooperativa”, comemora.

Para o diretor da Cooperativa Avicula de Sergipe será de fundamental importância a parceria da Codise neste processo inicial de instalação da fábrica. “Será vital e indispensável porque a Codise é o ponto inicial da nossa estruturação física”, revela.

Como tem feito sempre, o presidente da Codise se colocou à disposição da cooperativa e determinou que o diretor de Industrialização Dernival Neto desse andamento ao processo, com agilização de uma área para construção do empreendimento. Ressaltou ser uma política do governador Jackson Barreto o desenvolvimento econômico e social do estado, com a geração de emprego para a população e renda.

Ascom/Codise

Leia também