Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Brasil refatiado

 

A posse do presidente biônico Michel Temerário (PMDB) e de seus 23 ministros – ou seria sinistros? – fez lembrar uma divisão de botim pelos tripulantes de um navio pirata. Após terem passado mais de 20 horas no Congresso abatendo a presidente Dilma Rousseff (PT), deputados e senadores correram ao Palácio do Planalto para receberem o prêmio pela aprovação do impeachment. O PMDB do chefe ficou com o maior quinhão: sete ministérios. PSDB e PSD ganharam dois, enquanto DEM, PV, PTB, PR e PRB receberam uma pasta cada um. Legendas menores dividirão, quase aos tapas, os cargos dos 1º e 2º escalões. É esse time, com o apoio de empresários conservadores e de multinacionais, que tocará o país pelos próximos 180 dias. Com a promessa de acabar a crise econômica, o novo governo, ainda provisório, tentará por em prática a famigerada doutrina do neoliberalismo. Deve ter em conta, porém, que reduzir o tamanho do Estado, solapando conquistas da classe trabalhadora, pode ser tarefa bem mais difícil do que abater uma presidente já quase nocauteada por sua total inapetência pela política.

Cadê o PCCV?

O governador Jackson Barreto (PMDB se reúnem na próxima semana, com auxiliares para tratar sobre o Plano de Cargos, Carreira e Vencimento (PCCV). Ele garantiu aos funcionários da administração direta que implementaria o benefício neste mês, só que não sabe de onde vai tirar o dinheiro para pagar o prometido. Enquanto isso, os servidores seguem promovendo manifestações e ameaçando fazer greve.

Luto

O Partido dos Trabalhadores de Sergipe está de luto pela morte de seu ex-presidente Severino Bispo. Vítima de um infarto que derivou para um acidente vascular cerebral, o petista morreu na madrugada de ontem. Em nota, o PT disse que Severino “foi se juntar aos nossos companheiros Luiz Alberto, Marcelo Déda, Zé Eduardo Dutra, Oswaldo Vilela e tantos outros companheiros e companheiras que formam a história do nosso Partido dos Trabalhadores”.

Inimigos do povo

Você ainda lembra quais foram os vereadores que aprovaram o exagerado aumento do IPTU em Aracaju? Só para lembrá-lo, eis a relação dos inimigos do povo: Anderson de Tuca, Robson Viana (hoje deputado estadual), Dr. Agnaldo Feitosa, Adelson Barreto Filho, Manoel Matos, Valdir Santos, Renilson Felix, Dr. Gonzaga, Ivaldo José, Augusto do Japãozinho, Jailton Santana, Adriano Taxista e Agamenon Sobral. Coube ao presidente da Câmara, Vinícius Porto, o papel de orientar os outros a votarem contra o povo. Lembrem-se destes senhores nas eleições deste ano.

De volta

Após ter falado na tribuna por apenas três minutos e votado pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT), a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) retornou reassumiu a Secretaria de Família e Assistência Social de Aracaju. Foi recebida no aeroporto pelo maridão João Alves Filho (DEM), todo contente porque a mulher ajudou a abater politicamente a petista. Feliz também ficou o suplente Ricardo Franco (DEM), que reassumiu a cadeira de dona Maria. E assim caminha a humanidade!

Três patetas

Veja o que publica hoje, no Jornal do Dia, a colega Rita Oliveira: Do governador Jackson Barreto (PMDB) sobre o voto dos senadores de Sergipe no processo de impeachment da presidente Dilma: “Foi uma vergonha o pronunciamento dos três senadores. Pareciam os três patetas. Maria precisou ler o pronunciamento, Eduardo Amorim não falou coisa com coisa e Valadares discursou querendo enganar a si mesmo. Parecia uma ópera-bufa”. Af Maria!

Polícia enlutada

Alvejado por um tiro na cabeça, morreu hoje no Hospital de Urgência de Sergipe o sargento PM Amabel Rodrigues. Ele foi alvejado ao tentar impedir um assalto aos passageiros do micro-ônibus em que viajava. Ao perceber a corajosa ação do policial reformado, um dos assaltantes o acertou mortalmente, fugindo em seguida. Desde ontem, policiais civis e militares atuam no sertão na tentativa de localizar e prender os dois assaltantes.

Posse no TRT

O advogado Thenisson Santana Dória foi empossado formalmente ontem, como o novo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho 20ª Região, em Sergipe. O cargo corresponde à vaga do 5º Constitucional destinada à advocacia. Ele ocupou a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador João Bosco Santana de Moraes. A posse festiva de Thenisson Dória está marcada para o próximo dia 23.

Joga limpo

Veja o que disse na Câmara de Aracaju, o vereador Nitinho (PSD): “Tenho quatro mandatos e nunca prometi cargo a ninguém. As pessoas me perguntam por que gostam tanto de mim? É porque jogo limpo”. A quem Nitinho teria dirigido este recado?

Bentida seja…

E a nova primeira do Brasil, a bonitona Marcela Temer, não terá concorrência feminina no Palácio do Planalto. Reinará absoluta entre os homens, pois o maridão preferiu só escolher marmanjos para o ministério. Há quem diga que ele agiu assim para não constranger a amada, bela, recatada e do lar. A moça poderia se sentir diminuída, convivendo embaixo do mesmo teto com mulheres competentes, guerreiras e tão belas ou mais do que ela. Êta Brasilzão sem jeito, seu menino!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 29 de novembro de 1908

Resumo dos jornais

Leia também