Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

COMÉRCIO EXTERIOR DEVE SER FOCO DA RETOMADA DA INDÚSTRIA

Comércio Exterior deve ser um dos principais focos para a retomada da indústria

Reavivar a indústria brasileira através do comércio exterior é uma das saídas que o Governo Temer deve buscar inicialmente. O setor convive com uma queda vertiginosa dos investimentos e da produtividade que tem minado sua capacidade de modernização e de crescimento.

Aliado à baixa produtividade e à baixa capacidade de modernização, a indústria nacional também não poderá contar com um aumento expressivo da demanda interna nos próximos anos como meio de escoar suas vendas. Por isso, o câmbio favorável pode vir a ser uma saída para o setor escoar a sua produção.

Para Rodrigo Rocha, Supervisor do Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), “o comércio internacional é um bom caminho para reanimar a indústria nacional. No entanto, essa agenda precisa ser complementada com foco na eficiência para que o produtor nacional tenha plenas condições de competir, se não pela tecnologia num primeiro momento, mas com meios mais eficazes, como uma infraestrutura mais adequada e menos burocracia”.

A FIES, através do Gabinete de Defesa de Interesses buscará junto ao novo Governo e ao Congresso Nacional a priorização de proposituras que estimulem as vendas externas e que tornem a máquina pública mais eficiente para todo o setor produtivo.

UNICOM/FIES

Leia também