Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

DPE prepara vasta programação alusiva ao “Dia do Defensor Público” (Foto: divulgação)

SEMANA

Por: Débora Matos

Data será celebrada no dia 19 de maio e ações iniciarão na terça-feira, 17, e encerram no sábado, 21

O Dia do Defensor Público será comemorado na próxima quinta-feira, 19. E para celebrar esta data, a Defensoria Pública do Estado de Sergipe, em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (Adpese),  preparou uma vasta programação para destacar a importância do trabalho desempenhado por esses profissionais que se dedicam ao longo do ano em defesa dos hipossuficientes.

A abertura será na terça-feira, 17, às 9h, com um ciclo de palestras no Auditório do Senac da Avenida Ivo do Prado, no Centro de Aracaju. As palestras, cujo público alvo será alunos do programa de Aprendizagem do Senac, adolescentes e jovens de vários bairros, serão ministradas por defensores públicos, psicólogos e assistentes sociais que abordarão temas sobre o papel da Defensoria Pública, bullying, violência nas escolas, drogas e os efeitos na vida e na família.

Na quarta-feira, 18, a partir das 8h30, a Central de Mediação e Conciliação estará realizando um mutirão de audiências extrajudiciais do projeto “Ser Pai é Legal”, com ações que visam o reconhecimento de paternidade através de exames de DNA gratuitos, além de questões de guarda, visitas e pensão alimentícia.

E para festejar a data, a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe (Adpese) estará promovendo na quinta-feira, 19, às 10h30, no Restaurante Murato Praia, uma palestra com a defensora pública do Rio Grande do Sul e ex-presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Patrícia Kettermann, sobre “Defensoria Pública: Autonomia e Questões Polêmicas”. Em seguida haverá a solenidade de posse do presidente da Adpese, Ermelino Cerqueira e logo após será servido um almoço com sorteios de brindes para os defensores públicos.

A sexta-feira, 20, será marcada por um mutirão de atendimento do projeto “Defensor Público na sua Comunidade”, que será realizado às 8h30 na Praça General Valadão, no Centro da Cidade. E às 9h, na Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, o defensor público Marcos Feitosa fará um treinamento com os demais membros da Defensoria Pública sobre Imposto de Transmissão de Causa Morte (ITCMD).

A Defensoria Pública encerra a programação no sábado, 21, com assistência jurídica e psicossocial na Ação Global 2016, que será realizada no SESI do Bairro 18 do Forte.

Leia também