Aracaju, 28 de março de 2024

PMA ouvirá cidadãos para criar Plano Municipal de Segurança (Foto Semdec)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
GGIM

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (SEMDEC), promove audiências públicas de 16 a 24 de maio em dez bairros de Aracaju, com o intuito de ouvir a população para a elaboração do Plano Municipal de Segurança. Foram contemplados os bairros Santos Dumont, América, Porto Dantas, Santa Maria, Olaria, Coroa do Meio, Cidade Nova, Industrial, Centro e Zona de Expansão.

A escolha para os locais das audiências resulta do diagnóstico composto pelas estatísticas da Polícia Militar, Polícia Civil, Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) e o Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC), que acabou revelando os dez bairros mais violentos de Aracaju.

O Plano Municipal de Segurança de Aracaju é uma ferramenta de gestão local utilizada para definir as diretrizes, ações e metas para reduzir a violência e a criminalidade no município, tendo como foco a gestão compartilhada entre os órgãos federados e a sociedade, por meio de ações diversificadas. O plano busca ainda, garantir ações contínuas da administração municipal em suas diversas instâncias, em parceria com a sociedade e com os demais órgãos de segurança que atuam no município.

“O diagnóstico com os cidadãos é uma das etapas do Plano Municipal de Segurança, e as audiências públicas servirão para que junto à comunidade, que vai participar efetivamente da construção desse plano, possamos buscar ações que efetivamente possam construir soluções para reduzir a violência”, enfatizou o coronel Jackson Nascimento, coordenador do Plano de Segurança Pública de Aracaju.

O diagnóstico que deve ser terminado até agosto, terá uma etapa de discussão verificando as melhores ações para cada problema, definindo diretrizes para pôr em prática o funcionamento do plano que terá ações de curto, médio e longo prazo que atingirão áreas não só do município, mas também do estado e da união.

No gabinete de gestão representantes de todas as esferas municipais e estaduais terão as devidas responsabilidades que serão acompanhadas em reuniões dentro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Confira a programação

De 16 a 24 de maio

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
DATA BAIRRO HORA LOCAL ENDEREÇO
16 SANTOS DUMONT 17H EMEF. LETICIA SOARES DE SANTANA RUA GENERAL PRADO, S/N, SANTOS DUMONT
17 AMÉRICA 17H EMEF. MARECHAL HENRIQUE TEIXEIRA LOTT RUA GUANABARA, S/N, AMÉRICA
PORTO DANTAS 17H EMEF. MINISTRO GERALDO BARRETO SOBRAL RUA MARIA TEREZINHA DOS SANTOS MENEZES SOLEDADE
18 SANTA MARIA 17H EMEF. PROF° DIOMEDES SANTOS SILVA AVENIDA ALEXANDRE ALCINO N° 950 SANTA MARIA
19 OLARIA 17H EMEF. OVIÊDO TEIXEIRA TRAVESSA SANTA GLEIDE, S/N
COROA DO MEIO 17H EMEF. JUSCELINO KUBITSCHEK RUA CEL. JOSÉ FIGUEIREDO DE ALBUQUERQUE
20 CIDADE NOVA 17H EMEF. OLAVO BILAC RUA BOLÍVIA, S/N, CIDADE NOVA
23 INDUSTRIAL 17H EMEF. ALCEBIADES MELO VILAS BOAS RUA ANTÔNIO XAVIER DE ASSIS N°164
24 CENTRO 17H EMEF. ANTONIO DA COSTA MELO RUA RIACHÃO S/N, BAIRRO GETÚLIO VARGAS
ZONA DE EXPANSÃO 17H EMEF. JOSÉ CARLOS TEIXEIRA RUA E N° 78/ MOSQUEIRO

 

Texto: Rodrigo Alves/ Ascom Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também