Aracaju, 28 de março de 2024

Semed implementa Programa Forças no Esporte em parceria com Marinha (ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
phpumbnail

A prefeitura de Aracaju defende a base da educação que contribua para a melhoria da qualidade de vida, focando no desenvolvimento das crianças da rede municipal e compreende que para isso, deve unir o projeto pedagógico das escolas a Programas que oportunizam a inserção social e direcionamento a fim de obter bons resultados dentro e fora da sala de aula.

É pensando nisso que, por meio da secretaria Municipal da Educação de Aracaju(Semed), a prefeitura firmou mais uma parceria, desta vez,  para implementar o Programa Segundo Tempo Forças no Esporte (Profesp), que por meio da aproximação das Forças Armadas com a comunidade pretende promover a inclusão social de crianças e adolescentes carentes por meio da prática esportiva orientada.

O Programa Nacional Segundo Tempo Forças no Esporte (Profesp), está presente em 74 cidades de 25 estados, em instituições vinculadas à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica. As atividades beneficiam anualmente cerca de 16 mil crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, focando no desenvolvimento e acompanhamento de novos talentos

Na tarde de ontem, 12, a consultora para Assuntos Governamentais da secretaria municipal da Educação de Aracaju, professora Osvaldina Ribeiro, representando a secretária da Educação, Marcia Valéria Lira, recebeu no gabinete o 1º Tenente da Capitania dos Portos, Maralisa e a diretora da  Escola Municipal de Ensino Fundamental contemplada, Emef Bebé Tiúba,  professora Auridete Carvalho.

“Este é o nosso segundo encontro, que possibilitou o diálogo entre a coordenadora do Profesp, 1º Tenente da Capitania, Maralisa e a diretora da Bebé Tiúba, Auridete. A diretora pode, então, se familiarizar com o projeto. Minha participação é como interlocutora entre a escola contemplada e a Capitania dos Portos, para que todas as dúvidas sobre o projeto sejam tiradas.  Auridete  está com as informações, fará a seleção dos cinquenta estudantes, depois reunião com os pais. Após a parte estruturante ser resolvida, assim que os alunos retornarem das férias será marcado o início do Projeto”, explica professora Osvaldina.

A diretora Auridete Carvalho conta com emoção sobre a oportunidade de ter sido contemplada com o Programa. “Estamos recebendo um grande presente porque as próprias crianças cobravam uma iniciativa desta natureza.  Esse projeto será muito importante porque a Marinha é uma referência, o que vai auxiliar na disciplina, concentração e aprendizado das nossas crianças. Estou encantada e torcendo muito para que dê certo, desenvolva e que muitas outras crianças possam entrar também. Estamos muito felizes e gratos à Semed pela oportunidade”, agradece.

A coordenadora do Profesp, 1º Tenente, Maralisa,  explica que o objetivo é dar oportunidade às crianças que estão em condição de vulnerabilidade, praticando esporte, aprendendo a trabalhar em equipe, de estimular a concentração, conhecer as forças armadas compreendendo a hierarquia e disciplina.

” É um projeto muito bonito porque motiva as crianças a serem alguém no futuro e une as pessoas. Um elo de ligação entre a sociedade e a Marinha do Brasil. Contamos com a parceria da prefeitura, por meio da Semed para esse Programa se expandir”, ressalta.

Fonte: PMA

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também