Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

João Alves participa de homenagens ao Dia do Gari (Foto: Fabiana Costa)

PMAGARIS

Como parte das comemorações ao Dia do Gari, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deu apoio as homenagens do Dia do Gari, realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública e Comercial de Sergipe (Sindilimp) dos neste domingo, 15, no espaço cultural Gonzagão.

O prefeito João Alves Filho esteve presente no evento e ressaltou o papel social dos garis e margaridas para as cidades. “Estamos tentando junto ao Ministério Público decretar feriado para estes trabalhadores no Dia do Gari, que é celebrado no dia 16 de maio. Os garis e margaridas desempenham um papel importantíssimo para a sociedade, além de manterem as cidades limpas, eles acabam também fazendo um papel para a saúde da população, pois a limpeza é um elemento primordial para evitar que muitas doenças se proliferem”, destacou o prefeito.

O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), João Paulo Sobral, também esteve na homenagem e falou da importância dos garis para as cidades e os espaços públicos.  “O gari é quem cuida da limpeza e manutenção da cidade e dos espaços públicos, e realizam um trabalho tão importante quanto o de qualquer outro profissional, são pessoas importantíssimas para o nosso dia a dia”, ressaltou João Paulo.

Para o presidente do Sindilimp, Rayvanderson Fernandes, a data também serve para que a categoria possa ser lembrada e também valorizada pela prestação de serviços à sociedade. “Hoje é um dia que a gente comemora todo o trabalho que os garis prestam a sociedade, e também é uma data que utilizamos para sensibilizar a sociedade e o poder público por alguns problemas que enfrentamos no dia a dia e também pela valorização desses trabalhadores para a manutenção das cidades”, comemora o presidente.

Dia do Gari

Anualmente o Dia do Gari é comemorado no Brasil no dia 16 de Maio, e surgiu para homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo e sujeira.  O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876. Vencido o contrato em 1891, entrou seu primo, Luciano Gary. Um ano após, a empresa foi extinta e inaugurada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade, realizando um trabalho muito aquém do proposto em termos de limpeza pública.

Ascom Emsurb

Leia também