16/05/16 - 06:41:01

Museu da Gente Sergipana sediará o Colóquio ‘O Cordel está no Ar’ (Foto divulgação)

Evento terá como foco apresentação do projeto ‘O Cordel está no ar’, da escritora e pesquisadora Clotilde Tavares.

No próximo dia 17 de maio, o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda sediará o Colóquio ‘O Cordel Está no Ar’, realizado pela Editora Jovens Escribas, Ministério da Cultura e Governo Federal, juntamente com o Grupo de Pesquisa em Análise e Elaboração de Materiais Didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira (GEMADELE), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e com o apoio cultural do Instituto Banese e do Museu da Gente Sergipana.

O evento terá como foco a apresentação do projeto ‘O Cordel está no ar’, da escritora e pesquisadora Clotilde Tavares, e a divulgação dos seus livros ‘O Verso e o Briefing: a publicidade na literatura de cordel’, ‘O Monstro das Sete Bocas’ e ‘A Botija’. A programação incluirá ainda as palestras ‘Literatura de Cordel em Sergipe e sua inserção em sala de aula’, com a cordelista e pesquisadora Izabel Nascimento, e ‘A presença da mulher na Literatura de Cordel’, com a também cordelista e pesquisadora Salete Nascimento.

Além disso, haverá exposição de trabalhos acadêmicos referentes à temática central do evento e exposição e venda de cordéis, com cordelistas sergipanos. O colóquio é aberto ao público em geral e o acesso é gratuito, tendo os interessados, estudantes ou não, que se inscreverem no site do SIGAA (www.sigaa.ufs.br), da Universidade Federal de Sergipe.

O colóquio ocorrerá das 13h às 21h, no Museu da Gente Sergipana, localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju-Se. Mais informações através dos telefones (79) 3218-1551 (Instituto Banese) e (79) 99983-9466 (Moana Goes).

O Projeto ‘O Cordel Está no Ar’

Selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura, do Ministério da Cultura, o projeto é uma criação da escritora e pesquisadora Clotilde Tavares, paraibana radicada em Natal/RN, onde ela assume a empreitada de divulgar o livro, o gosto pela leitura e a literatura de cordel, promovendo um intercâmbio com o público de diversas regiões. O projeto está percorrendo quinze cidades brasileiras, dentre elas Aracaju.

Clotilde Tavares escolheu para participar do projeto os livros ‘O Verso e o Briefing: a publicidade na literatura de cordel’, Ensaio, (Natal, Jovens Escribas, 2011) e ‘O Monstro das Sete Bocas’, Ficção infanto-juvenil, (Natal, Jovens Escribas, 2015) e ‘A Botija’, Ficção infanto-juvenil, (São Paulo, Editora 34, 2006) por serem fruto de pesquisa e criação artística nas áreas do saber mencionadas.

Programação completa

13h – Credenciamento

14h – Apresentação da Casa do Cordel em Aracaju e a palestra ‘Literatura de Cordel em Aracaju (e Sergipe) e a inserção sua inserção em sala de aula’ (Cordelista e pesquisadora Izabel Nascimento).

16h – Palestra ‘A presença da mulher na Literatura de Cordel’ (Cordelista e pesquisadora Salete Nascimento).

Mediação: Prof. Dr. Claudio Manuel de Carvalho Correia (UFS)

17h – Coffe break

17:15h Apresentação do projeto ‘O Cordel está no ar’, com a escritora e pesquisadora Clotilde Tavares.

20h – Lançamento de livros da escritora Clotilde Tavares, com autógrafos e coquetel.

* Durante o evento haverá exposição de banners ligados ao tema central, além de exposição e venda de cordéis, com cordelistas sergipanos.

Fonte: ASN