Aracaju, 29 de março de 2024

Museu da Gente Sergipana sediará o Colóquio ‘O Cordel está no Ar’ (Foto divulgação)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5083548f5055e7bddb98803fb80817fe

Evento terá como foco apresentação do projeto ‘O Cordel está no ar’, da escritora e pesquisadora Clotilde Tavares.

No próximo dia 17 de maio, o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda sediará o Colóquio ‘O Cordel Está no Ar’, realizado pela Editora Jovens Escribas, Ministério da Cultura e Governo Federal, juntamente com o Grupo de Pesquisa em Análise e Elaboração de Materiais Didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira (GEMADELE), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e com o apoio cultural do Instituto Banese e do Museu da Gente Sergipana.

O evento terá como foco a apresentação do projeto ‘O Cordel está no ar’, da escritora e pesquisadora Clotilde Tavares, e a divulgação dos seus livros ‘O Verso e o Briefing: a publicidade na literatura de cordel’, ‘O Monstro das Sete Bocas’ e ‘A Botija’. A programação incluirá ainda as palestras ‘Literatura de Cordel em Sergipe e sua inserção em sala de aula’, com a cordelista e pesquisadora Izabel Nascimento, e ‘A presença da mulher na Literatura de Cordel’, com a também cordelista e pesquisadora Salete Nascimento.

Além disso, haverá exposição de trabalhos acadêmicos referentes à temática central do evento e exposição e venda de cordéis, com cordelistas sergipanos. O colóquio é aberto ao público em geral e o acesso é gratuito, tendo os interessados, estudantes ou não, que se inscreverem no site do SIGAA (www.sigaa.ufs.br), da Universidade Federal de Sergipe.

O colóquio ocorrerá das 13h às 21h, no Museu da Gente Sergipana, localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju-Se. Mais informações através dos telefones (79) 3218-1551 (Instituto Banese) e (79) 99983-9466 (Moana Goes).

O Projeto ‘O Cordel Está no Ar’

Selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura, do Ministério da Cultura, o projeto é uma criação da escritora e pesquisadora Clotilde Tavares, paraibana radicada em Natal/RN, onde ela assume a empreitada de divulgar o livro, o gosto pela leitura e a literatura de cordel, promovendo um intercâmbio com o público de diversas regiões. O projeto está percorrendo quinze cidades brasileiras, dentre elas Aracaju.

Clotilde Tavares escolheu para participar do projeto os livros ‘O Verso e o Briefing: a publicidade na literatura de cordel’, Ensaio, (Natal, Jovens Escribas, 2011) e ‘O Monstro das Sete Bocas’, Ficção infanto-juvenil, (Natal, Jovens Escribas, 2015) e ‘A Botija’, Ficção infanto-juvenil, (São Paulo, Editora 34, 2006) por serem fruto de pesquisa e criação artística nas áreas do saber mencionadas.

Programação completa

13h – Credenciamento

14h – Apresentação da Casa do Cordel em Aracaju e a palestra ‘Literatura de Cordel em Aracaju (e Sergipe) e a inserção sua inserção em sala de aula’ (Cordelista e pesquisadora Izabel Nascimento).

16h – Palestra ‘A presença da mulher na Literatura de Cordel’ (Cordelista e pesquisadora Salete Nascimento).

Mediação: Prof. Dr. Claudio Manuel de Carvalho Correia (UFS)

17h – Coffe break

17:15h Apresentação do projeto ‘O Cordel está no ar’, com a escritora e pesquisadora Clotilde Tavares.

20h – Lançamento de livros da escritora Clotilde Tavares, com autógrafos e coquetel.

* Durante o evento haverá exposição de banners ligados ao tema central, além de exposição e venda de cordéis, com cordelistas sergipanos.

Fonte: ASN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também