Aracaju, 29 de março de 2024

SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A partir do próximo dia 30 de maio e até o dia 03 de junho a Universidade Federal de Sergipe (UFS) dará espaço ao III SEDiAr – Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação. O evento reunirá pesquisadores, professores e estudantes de todos os estados brasileiros, bem como de fora do país, que participarão de um evento no qual todas as possibilidades de estudos sobre discurso e argumentação serão contempladas.

A proposta é criar um palco para debates amplo, plural e interdisciplinar. Estão inscritos mais de 450 trabalhos de estudantes de graduação e de pós-graduação de todo o Brasil. Haverá também 34 Simpósios Temáticos e dez salas de Sessões de Comunicação, que ocorrerão simultaneamente, nas tardes dos dias 1 e 2 de junho.

As inscrições para apresentação de trabalhos já estão encerradas, mas interessados em participar do III SEDiAr ainda podem se inscrever nos minicursos que acontecerão  nos dias 30 e 31 de maio. O valor das inscrições é R$ 80,00 e elas podem ser realizadas até o dia 25 deste mês por meio do site http://octeventos.com/sediar/investimento.php). Depois desta data os interessados podem se inscrever presencialmente no dia 30, às 8h, se houver vagas

Por fim, quem desejar se inscrever nas conferências e mesas-redondas do evento como ouvinte tem até o dia 30 de maio para fazer isto. A inscrição neste caso é gratuita.

Histórico do SEDiAr

O Seminário teve sua primeira edição em Ilhéus, na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, tendo por característica ser itinerante. A realização da segunda edição na Faculdade de Letras da UFMG foi uma forma de promover os estudos sobre discurso e argumentação no sudeste, mas sem deixar de estar aberto a outras regiões.

Em 2016, o seminário acontece pela terceira vez e assume o desafio de se internacionalizar. Além de reunir pensadores de outros países, como já aconteceu nas edições anteriores, pretende contar com a participação de pós-graduandos da América Latina, bem como promover sua quarta edição fora do Brasil, em 2018 ou em 2020.

Além disso, nesta edição do SEDiAr, o Mestrado em Letras da Universidade Federal de Sergipe (Acadêmico e Profissional) proporcionará reflexões que alcançam os professores que trabalham com discurso e argumentação na educação básica, contribuindo assim para a universidade concretizar o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Reunir profissionais que trabalham em mais de treze estados brasileiros e de três países da América Latina (Argentina, Chile e Colômbia), além de convidados da França, Portugal e Israel, interessados em estudos do discurso e argumentação, com trabalhos relevantes no que diz respeito às ciências da linguagemno cenário da produção científica nacional e internacional, é uma situação singular que coloca Sergipe no centro das discussões acadêmicas mais conceituadas, por isso torna-se fundamental realizar ações que representem muito bem o melhor que o Nordeste pode oferecer aos convidados que estarão em Aracaju no primeiro semestre de 2016.

Com informações da Comissão Organizadora do III SEDiAr

Carolina Amancio

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também