Aracaju, 28 de março de 2024

PODE SER ZEZINHO E EDVALDO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Circulou ontem, de forma espalhafatosa, nas profundezas das especulações, informação em caráter definitivo de que o PT faria composição com o précandidato a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), passando até por cima do governador Jackson Barreto (PMDB), que já escolheu os últimos dias de maio para a indicação do candidato da base aliada.

A indicação está entre Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Zezinho Sobral (PMDB).

A especulação arrancou de imediato uma nota oficial dos Diretórios Municipal e Regional do partido, que se apressaram a desmentir o fato. Quem iniciou a boataria deve ter se baseado no fato de que PT e PCdoB estão em plena lua de mel em todo País e se mobilizam contra o PMDB. Nesse caso, Sergipe é a ilha que não se curvou. Os peemedebistas sergipanos, liderados por Jackson Barreto, continuam sem mudar de posição em relação ao PT e a Dilma Rousseff.

Isso breca qualquer tentativa de rompimento com petistas.

Os militantes do partido ocupam bons espaços no Governo Jackson e podem até ampliá-los, com a provável indicação de um dos seus militantes influentes para a Secretaria da Cultura, antes ocupada pelo PSB, que abandonou o banco. O relacionamento dentro do bloco é bom e todos vão esperar pela indicação do nome da base para a disputa e daí adotar a posição que melhor lhes convier.

Pelo ziguezaguear da carruagem, ninguém pode se surpreender caso o governador sugira os dois para disputar a Prefeitura de Aracaju e esperar que o melhor chegue ao segundo turno, com o apoio de quem teve menos voto. A previsão é que Edvaldo tem aliados firmes dentro do PMDB e maioria no PT.

Mas a recíproca é verdadeira para Zezinho Sobral, daí a possibilidades da indicação dupla.

BRASÍLIA

Rola em Brasília a notícia de que o conselheiro aposentado do TCE, Reinaldo Moura, deve assumir a Superintendência Regional da Codevasf.

Substitui ao advogado Said Schoucair.

ALIANÇAS

O PT conversa com todos os précandidatos, mas é certo que uma maioria até prefere o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) como o nome da aliança.

Mas vai ouvir Jackson Barreto para qualquer decisão.

ALIADO

À exceção da Articulação de Esquerda, o restante das tendências petistas está unida ao Governo Jackson (PMDB), tanto que Marcio Macedo ganhará a Secretaria da Cultura.

Tão próximos assim, não deixarão de seguir juntos nas eleições de 2016.

REUNIÃO

No domingo, num encontro de cúpula do PSC, ficou definitivamente decidido que o partido terá candidato a prefeito de Aracaju, e que o nome será o de Eduardo Amorim.

– Não há mais o que especular sobre ser ou não ser, disse um deles.

UNIFICAR

Já na próxima semana, o PSC terá uma reunião mais ampla para discutir alianças com outras legendas e procurar unificar os partidos que formam a composição.

Eduardo Amorim fixou posição quanto a pré-candidatura.

ANDRÉ

O deputado federal André Moura está se preparando mesmo é para colocar seu nome à disposição para disputar a Presidência da Câmara Federal em 2017.

Apesar de que seria uma posição “honrosa” para ele ser líder do Governo.

PLANO

André Moura não pretende disputar a liderança da Câmara, porque não está em seu planejamento. Ele lidera um bloco de deputados e se dá bem com todos eles.

O deputado vai ampliar conversas com todos os segmentos da Casa.

MANIFESTAÇÃO

Um grupo de militantes da Frente Popular Brasil – PT, PCdoB, Psol e outros – fez manifestação contra o ‘golpe’ em frente à sede do PMDB em Aracaju.

Setores do PT acharam que em Aracaju não precisava.

HABIB’S

Quem já estava acostumado a uma esfirra por 79 centavos é bom quebrar o costume: o Habis’s, que vendida o produto a esse preço, fechou as portas em Aracaju.

A informação é que foi atingida pela crise econômica.

ELIANE

A ex-primeira dama Eliane Aquino (PT) disse a Jason Neto e Rosendo Aragão, na Aperipê FM, que não está definido nada em relação a composição para a Prefeitura.

Conversa com o grupo do PT e se mostra leal a Jackson Barreto.

COM JB

Ao colunista, Eliane Aquino informou que teve uma boa conversa com Jackson Barreto e colocou o seu ponto de vista em relação à sucessão municipal.

Vão esperar até o dia 30 para adotarem posição.

ROBSON

Quem também esteve com Jackson Barreto ontem foi o deputado Robson Viana (PEN). Trataram sobre composições políticas em cidades do interior.

Robson diz que mantém a mesma boa relação com JB.

E JOÃO?

Robson Viana diz que não recebeu qualquer convite do prefeito João Alves Filho (DEM) para ser o seu vice. Considera que está muito cedo para isso.

Não descartou aceitar o convite caso aconteça.

FATO REAL

Em todo o País, exceto Sergipe, o PT rompeu com o PMDB e faz críticas pesadas ao novo Governo que, segundo os petistas, não tem legitimidade.

Esse ranço não atinge Sergipe, porque o PMDB se identifica com o PT.

NOVO APOIO

O Pros em Aracaju entrou na aliança junto ao PSD e PSB para apoiar a précandidatura do deputado federal Valadares Filho a prefeito da Capital.

O précandidato anima-se com o novo apoio.

JOÃO DANIEL

O deputado federal João Daniel (PT) tem reunião hoje em Brasília com a cúpula do PT para decidir sobre estratégias contra a impeachment.

Também será definida a continuidade das manifestações.

REPERCUSSÃO

Daniel está satisfeito com a repercussão internacional que teve o impedimento de Dilma e falou que um grupo de juristas estuda uma ação profunda contra o ato.

O PT vai manter a luta pela queda do impeachment.

MINISTÉRIO

A atuação de um ministério não se mede por ter ou não mulheres. Por ter ou não negros. Um ministério se avalia pela capacidade de solucionar problemas do País.

Com ou sem mulher, o ministério anunciado não transmite confiabilidade.

Notas

Reformas – Michel Temer deve propor reformas fiscais e estruturais que ajudarão a recuperar a confiança e estabilizar a economia vacilante, acredita a agência de classificação de risco Moody’s. Sua capacidade de conseguir a aprovação dessas reformas no Congresso, no entanto, está “longe de ser clara”, diz o texto.

0x0

Gerdau – A Polícia Federal indiciou o diretor-presidente do Grupo Gerdau, André Gerdau, e mais 18 pessoas por crimes como corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e tráfico de influência em um inquérito da Operação Zelotes, que teve como principal foco o grupo empresarial.

0x0

Inquérito – A Polícia Civil de Duartina, cidade no interior de São Paulo, abriu inquérito para apurar denúncia de depredação, furtos e abate de gado na Fazenda Esmeralda, que pertence ao ex-coronel da Polícia Militar João Baptista Lima Filho, amigo do presidente em exercício Michel Temer (PMDB).

0x0

Juros – Já é consenso no mercado que os juros vão começar a cair a partir do segundo semestre, no que seria o primeiro corte depois de quase quatro anos. A Selic está congelada em 14,25% há seis encontros seguidos do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) e não sofre redução desde agosto de 2012.

0x0

Agenda – O novo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV), discutiu as consequências da tragédia de Mariana (MG). Considerado o maior desastre ambiental do país, o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco deixou 19 mortos, destruiu vegetação nativa e levou poluição à bacia do Rio Doce.

0x0

Ocupação – O Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), na Avenida Graça Aranha, centro do Rio de Janeiro, foi ocupado na manhã de ontem por centenas de manifestantes contrários à extinção da pasta e ao governo do presidente interino Michel Temer.

Conversando

Eleições – Executiva Nacional do PT reuniu-se na sede do partido, ontem, em Brasília, para discutir as eleições municipais deste ano e a conjuntura do país.

Rodar o País – Há dois anos, que o ex-presidente Lula promete rodar o país e até agora, nada. A presidente Dilma vai pelo mesmo caminho.

Cultura – Senador Eduardo Amorim (PSC) diz que Ministério da Cultura sempre foi a pasta mais prejudicada com corte de custos.

Aliança – Eduardo Amorim diz que manutenção da aliança com João Alves Filho é muito difícil. Afirma que gestão da PMA despontou.

Pode? – Sargento Edgar pergunta: Venezuela, Colômbia, Cuba e outros do mesmo nível, podem acusar algum país de ser antidemocrático?

Cynara Menezes – “jornalismo é oposição, o resto é armazém de secos&molhados”. Esta frase do Millôr, tão usada contra jornalistas de esquerda, foi revogada?

Sem cor – O Jornalismo, como bem disse Millôr, não tem esquerda ou direita: é a informação independente da cor ou posição política.

Cauby – A morte de Cauby Peixoto mexe com uma geração. Embora não estivesse fazendo grandes shows a sua voz soa na memória de todo País.

Taxistas – Zezinho Sobral esteve com o deputado federal João Daniel e a diretor do Sindicato dos Taxistas. Juntos, discutimos questões inerentes à categoria.

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também