18/05/16 - 15:20:38

Secretária Conceição Mendonça aponta melhorias para a Unidade de Neópolis (Foto: Ascom SES)

A secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, visitou nesta terça-feira, 17, a Unidade de Neópolis. Principal ponto de assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, a unidade realiza pronto atendimento a uma média de 250 pacientes por dia. Para promover o fortalecimento dos serviços prestados à população, a gestora realizou avaliações para identificar fragilidades e, assim, traçar estratégias de melhorias.

O diretor geral da Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS), Hans Lobo, que também acompanhou a visita, destacou que foram observados pontos como: estrutura, processos de trabalho, assim como aspectos relacionados aos insumos e recursos humanos.

“Viemos analisar essas questões para trazer um plano de trabalho e também chamar os gestores da unidade à responsabilidade, pedindo cada vez mais a integração e a soma de esforços para gerar melhorarias no atendimento”, disse o diretor.

A Unidade, que é gerida pela Secretaria de Estado da Saúde através da FHS, é porta de entrada ao pronto socorro com atendimentos de urgência e emergência, além dos atendimentos eletivos que são encaminhados pelas Unidades Básicas. Para atender ao público, a unidade conta diariamente com a atuação de dois médicos clínicos gerais. Já no que se refere aos leitos, a unidade dispõe de 6 masculinos, 7 femininos e 7 pediátricos.

Sua infraestrutura comporta uma eficiente central de esterilização, laboratório, além da realização de exames como eletro cardiograma com laudo e raio x.

“Aqui estabilizamos o paciente, mas em casos de maior complexidade, ou necessidade de internamento, encaminhamos ao Hospital Regional de Propriá, ou ao Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE)”, explica o superintendente da Unidade, Fabson Brasil.

Há cerca de um mês à frente da Unidade de Neópolis, o superintendente revela otimismo em relação aos novos desafios. “As expectativas são as melhores possíveis. Vamos desenvolver um bom trabalho e participar dessa reformulação da unidade”, garantiu.

Para Conceição Mendonça, a visita foi muito proveitosa. “A partir de hoje, uma grande retaguarda para essa unidade será a Central de Regulação de Urgência, que é o SAMU 192 Sergipe”, destacou a gestora.

Essa foi uma das medidas apontadas pela secretária para facilitar e agilizar o fluxo de atendimentos da unidade que recebe, além de pacientes do próprio município, usuários de mais 5 cidades circunvizinhas como: Ilha das Flores, Brejo Grande, Japoatã, Pacatuba e Santana de São Francisco.

“Saio feliz com essa visita. Aqui, os usuários do SUS contam com um laboratório funcionando 100%, com raio x funcionando 100% e dois médicos diuturnamente. Conversei com os pacientes e eles estão tranquilos e satisfeitos. Isso me conforta”, avaliou a secretária de Estado da Saúde.

Na ocasião, também houve um importante diálogo com o prefeito da cidade, Amintas Dantas, que comemorou a parceria firmada com Secretaria de Estado da Saúde. “Essa foi uma reunião muito proveitosa. Aqui nós firmamos parcerias que vão beneficiar a comunidade”, ressaltou o prefeito.

Ascom SES