Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Concretagem dos pilares da interligação da Rio de Janeiro e Gasoduto (Foto: Jorge Reis)

- 1

Concretagem dos pilares da interligação da Rio de Janeiro e Gasoduto segue em ritmo acelerado

A concretagem dos pilares que sustentarão a alça do viaduto entre a Avenida Tancredo Neves e o prolongamento da Avenida Rio de Janeiro com a Gasoduto segue a todo vapor. Dos nove blocos com dois pilares, cada um, quatro já estão concretados (F,G,H e I) e atualmente está sendo feita a escavação para a concretagem do bloco C.

Com recursos provenientes do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), no valor de R$ 40.184.425,70, a obra de interligação das avenidas vem sendo executada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com o Departamento Estadual da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (DER/SE), e contribuirá crucialmente para a melhoria da mobilidade urbana, facilitando o acesso aos bairros da zona sul, às praias e à zona de expansão da capital.

Agilidade

De acordo com o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o cronograma dos serviços está sendo cumprido dentro do previsto. “Tivemos alguns empecilhos, a exemplo do remanejamento das tubulações da adutora e de gás que passam pelo local e que levaram um tempo maior para serem executados, mas em compensação, demos celeridade na fabricação das 64 vigas pré-moldadas que irão compor os vãos da alça do viaduto (são oito em cada vão) e estamos aumentando o estoque para lançá-las quando chegar o momento específico” revela.

Valmor Barbosa diz ainda que a continuidade dos trabalhos será agilizada nas próximas semanas. “72 operários se revezam nos serviços executados no canteiro de obras. Nos próximos dias será feita a concretagem dos blocos C, D e E, e, para executarmos a concretagem dos blocos A e B – os primeiros a serem edificados a partir do viaduto existente –, iremos utilizar a técnica do solo grampeado, que consiste na aplicação de um suporte flexível para a deformação do terreno onde serão construídos os blocos. Com o reforço de chumbadores, concreto projetado e execução de drenagem, o local ficará estabilizado e propício para que seja feita a escavação e utilizarmos o bate-estaca sem causar nenhum dano ao viaduto da Avenida Tancredo Neves. Concluída essa etapa, implantaremos novas frentes de trabalho em outros trechos e o andamento dos serviços terá mais rapidez em sua execução, explica.

Por: Alex Santiago

Leia também