Aracaju, 29 de março de 2024

GOVERNO ATENDE REIVINDICAÇÃO E MANDA CONTRATAR LEGISTAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
ffa0ad1b4668769068b1487e8da41512

Por: Cristina Rochadel

Governador  atende reivindicação da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher (Foto assessoria)

O Estado está contratando para o Instituo Médico Legal de Sergipe (IML), mais cinco médicos legistas, e um ondonto legistas para somar a atual equipe totalizando 10 médicos e dois odontólogos para melhorar o atendimento e  contratando ainda 10 papiloscopista e 10 peritos criminais, a notícia foi dada na manhã dessa terça-feira (17), pelo secretário da Segurança Pública de Sergipe, João Batista à presidente da Frente em Defesa da Mulher deputada Goretti Reis (PMDB), durante reunião marcada pela Frente Parlamentar para apresentar as ações já realizadas e apresentar outras reivindicações. “É a primeira de muitas vitórias que queremos obter com o trabalho dos que fazem a Frente em Defesa da Mulher. Quando visitamos o IML, detectamos que havia a necessidade de novas contratações de médicos e o Governador Jackson Barreto (PMDB), sensível à causa, nos atendeu”, comemorou.

Para tentar humanizar, ou melhorar o atendimento às mulheres nas delegacias do interior, a deputada apresentou relatório ao secretário, solicitando que as delegacias regionais tenham um setor específico para atender as mulheres e que haja plantões nos fins de semana, com pelo menos uma delegacia aberta. “O estado psicológico de uma mulher agredida fica abalado e é preciso um acolhimento diferenciado”, argumentou Goretti.

Para João Batista, diante da crise que o Estado enfrenta não é possível a contratação imediata de novos delegados através de concurso público, mas existe a possibilidade de absorver agentes escrivães para o atendimento específico às vítimas. “Com o apoio do Governador podemos melhorar a capacitação desses profissionais e, consequentemente, melhorar o atendimento. A reivindicação é justa”, frisou.

Criar um banco de dados para unificar as estatísticas de todos os setores e órgãos do estado que fazem atendimento a mulher, foi outra reivindicação feita pela presidente da Frente Parlamentar. Segundo ela, os órgãos fazem, individualmente, as estatística e não há o compartilhamento. “Outra falha que precisa ser corrigida, porque vai ajudar na elaboração de projetos e proposta de como evitar a violência em determinado município ou região”, observou Goretti, concluíndo, que a visita foi positiva diante do compromisso que o secretário da SSP-SE assumiu com a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher.

Compromisso

A Frente Parlamentar em Defesa da Mulher foi criada no dia 8 de Março de 2016, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher com o compromisso de marca a história de luta das mulheres em busca de respeito e igualdade e contra a violência.

A Frente é composta por 10 parlamentares e mais 11 representantes de movimentos sociais e entidades. Os deputados são Maria Mendonça (PP), Garibalde Mendonça (PMDB), Gilson Andrade (PTC), Padre Inaldo (PC do B), Samuel Barreto (PSL), Silva Fontes (PDT), Ana Lúcia (PT), Robson Viana (  PMDB) Jeferson Andrade (PSD) de Luciano Pimentel (PSB), e Zezinho Guimarães (PMDB).

Na reunião de hoje estavam presentes seis deles, além dos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE), das enfermeiras forenses, do Núcleo de Análises e Pesquisas em Políticas de Segurança e Cidadania (Naspec), a delegada da Mulher Mariana Diniz e o comandante da Polícia Militar Cel. Marcone Cabral. “Todos comprometidos para que o atendimento a mulher seja cada vez mais humano com um olhar diferenciado”, finalizou Goretti.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também