Aracaju, 28 de março de 2024

COMUNIDADE DO SANTA MARIA GANHA 11º CEJUSC DO JUDICIÁRIO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

Foi instalado, nesta quinta-feira, 19.05, no Fórum Fernando Ribeiro Franco, no bairro Santa Maria, o 11º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Judiciário sergipano. O Cejusc do Santa Maria é o quinto Centro instalado em parceria com a Universidade Tiradentes (UNIT) e funcionará com 04 salas de conciliação e mediação, com o objetivo de levar a pacificação social a um dos bairros mais violentos de Aracaju.

Segundo o Des. Diógenes Barreto, Presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos, que representou o Presidente do TJSE, Des. Luiz Mendonça, no evento, a demanda judicial no Brasil aumentou de forma assustadora e que o Judiciário atingiu o seu limite. “A alternativa é a conciliação e a mediação. A demanda cresce em progressão geométrica e os recursos de forma aritmética e, por isso, temos essa parceria com a UNIT para ampliar a disponibilização dos Centros de Conciliação no Judiciário sergipano. Esperamos que com a difusão dos Cejusc’s, a demanda processual seja reduzida em pelo menos 30%”.

O Superintendente Geral do Grupo Tiradentes (UNIT), Jouberto Uchoa de Mendonça Júnior, destacou que com a parceria entre o TJSE e a Universidade “todos ganham; ganha o aluno com o aprofundamento da sua capacitação; ganha a Universidade, pois qualifica o seu ensino; ganha o TJSE na otimização dos seus recursos e na diminuição dos processos e quem ganha mais é a população que tem o seu conflito resolvido com uma maior celeridade”.

Participaram também da solenidade de instalação do Cejusc/UNIT do Fórum do Santa Maria, a Juíza Coordenadora do Cejusc, Maria Luíza Foz Mendonça; os Juízes Otávio Augusto Bastos Abdala e Maria Angélica França e Souza; o Vice-Prefeito de Aracaju, José Carlos Machado e o Secretário de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor, Antônio Hora Filho.

Fonte: TJ/SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também