Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Ipesaúde aplica 2,7 mil doses da vacina contra a gripe (Foto: assessoria)

_MG_1419

Desde o último dia 30 de abril, quando o Ipesaúde participou da mobilização nacional do Dia “D” contra a gripe influenza, o posto de vacinação existente na sede da autarquia já aplicou mais de 2.700 doses da referida vacina, imunizando os integrantes do chamado “grupo prioritário” e os servidores que compõem o grupo dos trabalhadores da saúde. A vacinação contra a gripe permanece até a sexta-feira, 20.

A meta inicial era imunizar o chamado ‘grupo prioritário’, composto por crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), trabalhadores da saúde, povos indígenas, população privada da liberdade e seus funcionários, além de pessoas com doenças crônicas.

Mãe da pequena Maria Luísa, de 6 meses, a senhora Maria de Oliveira Carvalho, atendeu ao chamado da campanha e trouxe sua caçula para receber a vacina. “Eu ouvi no rádio a informação sobre essa vacinação e acho muito importante que todos os pais tenham essa preocupação de imunizar seus filhos. Essa gripe tem causado preocupação e nada melhor que livrarmos nossos filhos desse problema”, relata a senhora, que é esposa de um servidor da Secretaria de Estado da Educação.

Segundo ela, todo o calendário vacinal de seus filhos (o bebê e outro filho de sete anos de idade) é cumprido no posto de vacinação do Ipesaúde. “Sempre trago meus filhos para vacinar aqui. Por isso, achei muito importante trazer minha filha para esta vacinação, complementando o que venho fazendo todos os meses de acordo com o calendário dela. Sempre sou bem atendida e conto com todas as informações”, complementou a mãe, que acaba de concluir o calendário vacinal da criança nos seus primeiros seis meses de vida.

O posto de vacinação na sede do Ipesaúde, à rua Campos, 177, bairro São José, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Prevenção

Uma série de medidas preventivas, além da vacinação para os grupos prioritários, vem sendo divulgadas em todo o país para evitar a transmissão da gripe Influenza e outras doenças respiratórias. Ações simples, como lavar as mãos sempre antes de se alimentar, utilizar lenços descartáveis para a higiene nasal, evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca; cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar, além de buscar manter os ambientes ventilados e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Por Adiberto de Souza

Leia também