Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

UM NOVO E INÚTIL ENCONTRO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Jackson Barreto (PMDB) participa hoje em Maceió de Encontro de Governadores do Nordeste. Todos eles de pires às mãos, implorando medidas financeiras que salvem os seus Estados da pior crise que passam para cumprir compromissos sérios como o pagamento da folha salarial. Nunca foram ouvidos, mas têm a esperança de que se faça o mínimo de esforço para resolver uma situação grave que se aprofunda.

Como sempre o encontro será a portas fechadas, começa ao meio-dia e vai até as 17 horas, quando se abrirá para coletiva à imprensa. Talvez, como de praxe, saia uma Carta enderaçada ao presidente interino Michel Temer (PMDB), “por aqui” de problemas para resolver e de interesses a acomodar. Não é difícil antecipar a pauta desse repetitivo ato, que até hoje não obteve nenhum retorno, a não ser o reencontro entre eles, que enchem os salões de lamúrias.

Os governadores vão discutir dívidas dos Estados com a União. Alguns deles defendem a suspensão temporária do pagamento ao Governo Federal, para que tenham o mínimo de alívio nas finanças. Além disso, querem destravar as operações de crédito presas no Ministério da Fazenda. Sem os empréstimos, as chances de investimentos são mínimas. Querem também a unificação de alíquotas de incentivos fiscais, com a redução dos patamares ofertados hoje.

Jackson Barreto sabe bem das dificuldades do momento e, provavelmente, esses encontros não resultam em muita coisa. Cada governador puxa por seu Estado e não tem sentimentos corporativistas, para promoverem o crescimento do Nordeste. JB pode consolidar retorno para suprir necessidade do seu Estado, Mas precisa ir a Temer e abrir o diálogo, porque dentro de qualquer adjetivo que lhe ponha, é quem vai decidir pelo País durante seis meses.

Uma vida para quem está quase sem fôlego…

ANDRÉ MOURA

O deputado André Moura (PSC) confirma que foi escolhido pelo presidente interino Michel Temer como interlocutor na Câmara.

Mas André trabalhar para disputar a Presidência da Casa em 2017.

É O NOME

Précandidato a prefeito pelo PCdoB, Edvaldo Nogueira é o nome que conta com apoio da quase totalidade do PT a prefeito de Aracaju.

A preferência aconteceu mais forte depois da votação do impeachment.

PETISTAS

A militância petista está levando em consideração a participação maciça do PCdoB ao seu lado, nesse momento em que o PMDB Nacional manobrou o impeachment.

Essa é a razão do crescimento petista em favor de Edvaldo Nogueira.

MINORIA

Dentro do PMDB uma minoria também prefere Edvaldo Nogueira, mas a cúpula que apóia Zezinho Sobral, acha que Nogueira depende do apoio de Jackson Barreto.

– Sem o apoio de JB, PT e PCdoB não têm candidatos, disse um deles.

OUTRA VOZ

A direção do PMDB em Sergipe diz que o précandidato Zezinho Sobral tem o apoio do seu partido, mas não condiciona isso a uma única decisão de Jackson Barreto.

Ninguém está levando isso como imposição ao governador.

QUEIXA

A cúpula peemedebista também se mostra desapontada com Eliana Aquino (PT). Ela teria dito que não fica bem chegar a Brasília como vice de um prefeito do PMDB.

Eliane é o nome que JB guarda há meses para ser vice na chapa que ele sugerir.

UNALE

O deputado Luciano Bispo (PMDB) tem viajado a vários Estados para convidar colegas a participarem da reunião da Unale, que se inicia dia 1º de junho em Aracaju.

Luciano e Pastor Antônio estiveram no Rio Grande do Norte e Paraíba.

MEDIDA

Uma das primeiras medidas do Governo interior seria analisar com maior profundidade a questão de repasses aos Estados e Municípios, todos em situação grave.

A grande maioria deles sem sequer pagar salários em dia.

EM VISITA

O prefeito João Alves Filho (DEM) teve reunião ontem com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. João apresentou-lhe projetos.

Sarney Filho elogiou a situação da Sema em Aracaju.

PEDIDO

Foi dada entrada no Tribunal de Justiça um pedido de reconsideração cautelar sobre o afastamento dos deputados Augusto Bezerra e Paulinho da Varzinhas.

Será decidido junto com a denúncia, já pelo pleno.

NA PISTA

Avaliação sobre a corrida para as eleições, saindo agora do forno, mostra que apenas Valadares Filho (PSB), Edvaldo Nogueira (PCdoB) e João Alves estão na pista.

A avaliação sinaliza que não se deve tirar João do páreo.

OUTRA ÁREA

Em pista paralela aparece a ex-primeira dama Eliane Aquino (PT). Ela é bem lembrada pelo casamento com o ex-governador Marcelo Deda (PT).

Eliane está mais para companheira de equipe…

CULTURA

O senador Valadares (PSB) solicitou ontem ao presidente Michel Temer a recriação do Ministério da Cultura. Temer disse que não traria a Cultura com Ministério.

Crio uma Secretaria da área e já nomeou seu titular.

EDUARDO

O senador Eduardo Amorim vai anunciar publicamente na próxima semana, a sua précandidatura à Prefeitura de Aracaju, pelo PSC.

E daí começar a trabalhar junto ao eleitorado.

PLENÁRIO

Na terça-feira feira o prefeito João Alves Filho teria uma conversa com Eduardo, mas não foi possível. É que o senador preferia com a presença de André Moura.

Moura não pode porque teve reuniões até a madrugada.

MUITO CEDO

O deputado Laércio Oliveira (SD) diz que é cedo para avaliação do Governo. Não há nenhum ação efetiva que faça a sociedade acreditar nele.

– Acho que a equipe econômica é boa, disse.

BALAIO

Laércio admite que a Câmara Federal virou um “balaio de problemas”, sob presidência de Valdir Maranhão, que passou a ter o apoio da bancada do PT.

– Mas já ontem o líder do PT fez duras críticas a Maranhão.

OPOSIÇÃO

A oposição na Câmara Federal diz que a indicação de André Moura para líder do Governo e Valdir Maranhão na Presidência da Casa, tem o dedo de Eduardo Cunha.

Afirmam que Cunha é quem faz manobra política para Temer.

Notas

Aleluia – O deputado José Carlos Aleluia (DEM) decidiu recorrer ao STF; No mandado de segurança Aleluia solicita à Justiça uma decisão liminar que obrigue Maranhão a convocar nova eleição para o posto que ocupa interinamente no lugar de Eduardo Cunha (PMDB), afastado por decisão do ministro Teori Zavascki.

0x0

À força – O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 712/16, que autoriza o ingresso forçado de agentes de combate a endemias em imóveis abandonados para a execução de ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

0x0

Unidades – Após barrar novas unidades do Minha Casa Minha Vida, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, disse ontem não haver prazo para relançar novos contratos do programa na modalidade “entidades”. Ele ressaltou, porém, que essa modalidade representa entre 1% e 1,5% do programa e que o restante não será afetado.

0x0

Fantasma – O Ministério Público do Maranhão vai propor a suspensão dos direitos políticos do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), por conta do recebimento ilegal de salários como professor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Maranhão seria “professor fantasma” da universidade.

0x0

Deboche – Em vídeo postado no youtube, o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) fez críticas aos artistas que lutam contra extinção do Ministério da Cultura. Em recado debochado, disse para os “incomodados procurarem o que fazer”. Ele parabenizou Michel Temer e disse que confia nos ministros que foram indicados.

0x0

Prefeitos – Reunidos em Brasília, 19 prefeitos pedem ao ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira, a continuidade do diálogo entre municípios e a Presidência, agora sob comando de Michel Temer. O grupo vai apresentar ao ministro uma lista com 35 demandas consideradas urgentes pelos gestores locais.

Conversando

Violência – A deputada Ana Lúcia (PT) cobra políticas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Projeto – Vereador Dr. Emerson destaca projeto de extinção de carroças que contará com programa de qualificação profissional dos carroceiros.

Ressalta – Vereador Emmauel Nascimento diz que candidato do PT pode vir do PCdoB ou PMDB, mas ressalta que seu relacionamento é melhor com Edvaldo Nogueira.

Agora no BB – Corre-corre e desespero na sede do BB, ontem, em Brasília. CGU E PF fizeram operação de busca e apreensão na Controladoria do banco.

Visita – Jackson Barreto esteve ontem na UFS discutindo sobre o crescimento do Hospital Universitário e a redução do analfabetismo.

Caroço – Do humorista Mução: O perigo de namorar a mulher fruta é pegar uma mulher abacate e se engasgar com o caroço.

Sobras – Antônio Samarone pergunta: o que mudou? O mercado financeiro há muito manda no Brasil, só que antes se distribuía as sobras, agora querem tomar.

Golpe – A pedido da Câmera Federal, o STF ordena a presidente afastada Dilma Rousseff esclareça o termo “Golpe” no discurso.

Justiça – Sales Neto diz que Governo de Sergipe vai à Justiça cobrar do Sintese que esclareça como o dinheiro estaria sendo escondido.

 

Leia também