Aracaju, 16 de abril de 2024

Ações preventivas de DST e Aids ganham força em Sergipe (Foto: Marcos Rodrigues)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
2ee4cfc1bc3de359159250de88f7b23c

Unidade móvel estará na ‘Ação Global’ neste sábado, 21, em Aracaju

O programa Estadual DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), leva aos municípios sergipanos ações de enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis, e, durante todo o mês de maio, a Unidade Móvel “Fique Sabendo” proporciona à população testes rápidos gratuitos para detecção de Sífilis e HIV. Em Aracaju, dentre as ações realizadas ao longo desta semana, está o “Movimento das Cidadãs Positivas”, que acontece a partir desta quinta, 19, na Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Já no sábado, 21, o programa Estadual DST/Aids estará com a unidade móvel na 23ª edição da “Ação Global”. O evento ocorrerá na Escola do Sesi Roberto Simonsen, no bairro 18 do Forte.

No interior do estado, os municípios ganham força com iniciativas voltadas à prevenção e conscientização. No ultimo sábado, 14, o programa integrou as ações desenvolvidas no município de Areia Branca durante o projeto “Saúde na Feira”. Foram realizados 53 testes rápidos, sendo todos não-reagentes. No local, além da realização dos exames, foram distribuídas camisinhas masculinas e femininas, gel lubrificante, e também material informativo.

Já no povoado Rio Fundo da Cachoeira, em Itaporanga D’ajuda, foram realizados 57 testes rápidos, sendo quatro reagentes para sífilis e nenhum para HIV. A ação ocorreu na quinta-feira, 12, e contemplou ações educativas e distribuição de preservativos.

O gerente do programa estadual de DST/Aids, médico Almir Santana, destaca a importância do envolvimento dos municípios nesta causa.  “É muito importante a realização de ações de prevenção nas feiras livres, pois são locais frequentados por toda a população, independente do nível social”, ressaltou.

Ascom ASN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também