20/05/16 - 14:41:27

Gestores realizam Fórum Estadual dos Secretários de Cultura (Foto Secult)

Representantes municipais de todo o Estado estiveram reunidos nesta sexta-feira, 20, me Aracaju para mais uma reunião do Fórum Estadual dos Gestores Municipais de Cultura de Sergipe. O encontro, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), pautou temas importantes, como a extinção do Ministério da Cultura e as diretrizes que serão apresentadas no Fórum Nacional.

O secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, apresentou na reunião uma carta de intenções com a proposta de construir um plano permanente para cultura em Sergipe, que possa ser mantido independente da gestão que estiver em exercício.  “Esta reunião faz parte do processo de retomada das atividades do Fórum, justamente num momento tão importante de debate em favor da cultura. Estar em contato com os municípios é fundamental, para nós, pois contamos com o respaldo e apoio deles na elaboração das ações da Secretaria de Cultura do Estado, assim como para desenvolver políticas públicas e o Plano Estadual de Cultura”, afirmou.

Segundo o presidente do Fórum e secretário de Cultura de Tobias Barreto, Josenilso Bispo, o principal objetivo agora é trabalhar pelo fortalecimento da cultura no Estado.  “Quando as secretarias se juntam, elas se tornam mais fortes, até mesmo pela troca de experiências e exemplos que uma pode dar a outra. Assim, temos mais condições para desenvolver projetos consistentes. Porque investir em cultura é também fortalecer a identidade da população e do município, por isso esse Fórum tão importante”, ressaltou.

Durante o encontro, o representante do SESC Sergipe, Fábio Oliveira, apresentou aos gestores alguns projetos culturais da instituição e falou sobre as novidades do Festival SESC Canção, que tem interesse em incentivar e ampliar a participação de músicos do interior do Estado.  Os presentes também puderam apreciar uma pequena apresentação do músico alagoano Elieser Setton, que cantou o Hino Nacional.

Fórum Nacional

Entre os dias 1º e 02 de junho, a capital sergipana será sede da próxima Reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. O evento, que reúne representantes de todos os Estados do Brasil tem como intuito discutir e elaborar políticas públicas de fortalecimento às mais diversas formas de manifestações culturais.

Ascom / Sec. de Estado da Cultura