Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Secult recebe Carta de Reivindicações de artistas e ativistas (Foto ascom)

Manifestantes

Um grupo de manifestantes formados por artistas de diversas áreas e ativistas culturais de Sergipe estiveram nesta segunda-feira, 23, na Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para entregar uma Carta de Reivindicações, com mais de 80 assinaturas. A ação faz parte do Movimento “A Arte Abraça a Democracia” que ocupa as dependências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde o dia 17 de março.

O movimento em Sergipe acompanha outros grupos, espalhados por todo o país, que fazem resistência ao governo Michel Temer, lutam contra o retrocesso das políticas sociais e culturais e defendem o respeito à democracia. “As nossas ações estão em consonância aos demais movimentos que estão acontecendo em todo o Brasil. Ao todo 22 órgãos, vinculados ao Ministério da Cultura, estão sendo ocupados por artistas e coletivos culturais, e aqui em Aracaju não está sendo diferente”, contou o poeta, Pedro Bomba.

Na Secult, o grupo entregou ao assessor executivo, Lindolfo Amaral, uma carta com 22 reivindicações, sendo algumas pautadas a nível nacional e outras referentes às políticas culturais no Estado. “Estamos todos do mesmo lado nesta luta pela cultura, pela liberdade e pela democracia. Recebemos com legitimidade as reivindicações deste movimento e apoiamos a participação da classe artística sobre a gestão pública”, afirmou Lindolfo Amaral.

Segundo a atriz Diane Veloso, embora a volta do Ministério da Cultura represente um avanço importante, o movimento irá continuar na luta contra outros retrocessos.  “Não estamos reivindicando apenas a permanência do Ministério da Cultura, mas que ele represente de verdade os artistas, pois sabemos que o MinC, nas mãos de um governo golpista, não será o MinC que queremos. Só iremos parar de ocupar os espaços e de nos mobilizar, quando este governo golpista e ilegítimo cair”, defendeu.

Ascom / Sec. de Estado da Cultura

Leia também