Aracaju, 28 de março de 2024

CELEBRADO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ANTONIO GARCIA FILHO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
FOTOS-JORGE-HENRIQUE-20

Se estivesse vivo, o professor, político e baluarte da educação sergipana, Antônio Garcia Filho, completaria 100 anos em 29 de maio deste ano. Em comemoração ao seu centenário, foi realizada em Sessão Especial da manhã dessa terça-feira, (24), da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), com outorga de Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar.

O autor da propositura da homenagem deputado Garibalde Mendonça (PMDB), explicou que a aprovação unânime pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe e demais deputados, reforça a importância que o doutor Antonio Garcia Filho tem para Sergipe.

“Foi um homem que lutou muito pelo seu Estado. Se destacou como poeta, humanista, artista e grande médico, foi o criador da Faculdade de Medicina de Sergipe e como compositor, por que compôs o hino do 28º Batalhão de Caçadores”, afirmou o parlamentar.

Personalidades intelectuais e políticas, familiares, parlamentares e amigos prestigiaram a homenagem. O filho mais velho do homenageado Antônio Garcia Filho, Eduardo Conde Garcia, recebeu a Medalha de Ordem ao Mérito Parlamentar.

Anderson Nascimento. Foto: Jorge Henrique

O presidente da Academia Sergipana de Letras (ASL), Anderson Nascimento, relatou a história profissional do homenageado e o descreveu como “baluarte da cultura, medicina e educação em nosso Estado que completaria em 29 de maio, seus 100 anos de idade”.

Para o presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo, Antônio Garcia Filho foi um vanguardista. “Temos que ser gratos, agradeço ao médico Lucio Prado por me dar o prazer de estar aqui e participar desta homenagem, a uma pessoa que tanto fez pelo nosso Estado”.

Bispo agradeceu ainda ao presidente da ASL, Anderson Nascimento, pela parceria da Alese com a instituição. “Essa parceria para tratar de assuntos ligados a pessoas de destaque em Sergipe, está sendo valiosa para a Casa Legislativa. A família Garcia fez nome e fará. Sempre terá seu nome reservado ao bem dos sergipanos”, finalizou.

O homenageado

Antônio Garcia Filho foi médico, político e professor, artista, poeta foi o fundador do Centro de Reabilitação Ninota Garcia, o terceiro centro de reabilitação física no Brasil, além de juntamente com outros colegas, criou a Faculdade de Medicina em Sergipe. Um homem com extrema relevância para a educação no estado.

Lançamento de livro sobre Antônio Garcia Filho

Será lançado nesta quarta-feira, (25), às 17h, na Academia Sergipana de Letras, o livro “Antonio Garcia Filho – Um Intelectual Engajado” de autoria da professora mestra Patrícia de Sousa Nunes Silva, publicado pela Editora Oficial do Estado de Sergipe (Edise).

A obra é dividida em dois capítulos, relatando a seriedade, dedicação e competência de Antônio Garcia Filho, que deixou marcado seus feitos na história da medicina, política e educação de Sergipe.

Por Tíffany Tavares – Agência Alese de Notícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também