24/05/16 - 15:16:00

Membros e servidores do MP participam do Curso Balística Forense (Foto: ESMP)

Dando continuidade ao Ciclo de Capacitação em Perícias III promovido pela Escola Superior do Ministério Público de Sergipe – ESMP, foi realizado nesta segunda-feira (23), na sede do Órgão Ministerial, o Curso “Balística Forense “.

No curso, o MP teve como parceiro a Força Nacional de Segurança e o curso foi ministrado pelo Perito Criminal da Polícia Civil do Amazonas, Ladislau Brito Santos Júnior.

O objetivo do curso foi promover um melhor conhecimento aos envolvidos nas investigações de crimes violentos, na busca pela prova técnica. Ao iniciar o curso, o ministrante enfatizou a importância da Balística no trabalho do MP e do Judiciário. “É a Balística quem dá subsídios para que os órgão envolvidos possam investigar, desvendar e, posteriormente, punir os culpados pela prática dos crimes investigados”.

De acordo com o Diretor da ESMP, o Promotor de Justiça, Newton Silveira Dias Júnior, “a balística, compreendida como sendo o estudo das armas de fogo, suas munições e suas perícias, traz em sua aplicação inúmeras razões que a ligam à sociedade e à Justiça. Diante disso, podemos chegar à conclusão da importância social e prática que um estudo a respeito desta, pode trazer para a sociedade”, pontuou.

Dr. Newton enalteceu o trabalho do palestrante e dos peritos papiloscopistas, Danielson Dantas Oliveira da Força Nacional de Segurança de Tocantins e Marcelo Eduardo Andrade Almeida, da Força Nacional de Segurança da Bahia, colaboradores do curso, e falou da relevância que a abordagem do assunto traz para o trabalho dos Promotores de Justiça. “Foram debatidos assuntos que fazem parte do dia a dia dos Promotores da área criminal. A balística forense é crucial para dar suporte ao trabalho do Ministério Público: seja para pedir uma condenação, seja para pedir uma absolvição”, disse o Diretor da ESMP.

Para os servidores ministeriais, sem dúvida, o curso trouxe conhecimentos importantes e inovadores. “Os cursos estão servindo para que tenhamos uma maior compreensão técnica do assunto e, com isso, além de ampliar nossos conhecimentos, nos dará segurança para lidarmos com a matéria no nosso cotidiano”, opinou a servidora Aymir Ralin Pires Athayde.

O próximo módulo do Ciclo de Capacitação em Perícias III será no próximo dia 30, segunda-feira, e será ministrado pela Perita da Força Nacional de Segurança, Paula Yara, que abordará os laudos periciais no “Local do Crime”.

Coordenadoria de Comunicação Ministério Público de Sergipe