Aracaju, 28 de março de 2024

Posse do Desembargador Thenisson Dória é celebrada no TRT20 (Foto ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
posse_des_t20)

O auditório do TRT da 20ª Região foi palco nesta segunda-feira (23), da celebração de posse do Dr. Thenisson Santana Dória, que passou a ocupar a vaga de desembargador destinada à advocacia no TRT20. A noite foi de muita emoção e confraternização entre familiares, amigos, advogados, servidores do TRT, magistrados e diversas autoridades que fizeram questão de prestigiar o novel desembargador.

O Presidente do TRT20, Desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro fez a abertura da solenidade de posse e realizou a entrega da Insígnia da Ordem Sergipana do Mérito Trabalhista no Grau Grã-Cruz, ao desembargador empossado, na condição de membro nato.

“ Esse momento é particularmente singular porque Dr. Thenisson chega para ocupar um lugar que é seu de direito. Vossa Excelência hoje realiza um sonho. Nós o recebemos de braços abertos, na esperança que se junte a nós nessa luta da defesa, seja da Justiça do Trabalho, seja nos diretos sociais que estão claramente sendo atacados no país e é preciso ter coragem e disposição de ânimo para defendermos”, disse Dr. Fabio.

O Procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 20ª Região, Albérico Neves lembrou da votação expressiva que Dr. Thenisson Dória obteve na eleição para o Quinto Constitucional e destacou sua atuação na defesa dos direitos sociais na condição de advogado trabalhista. “O Quinto Constitucional, ou seja, a incorporação de advogados e de membros do Ministério Público nos quadros dos Tribunais, constitui um verdadeiro mecanismo de oxigenação dos pulmões da justiça. A posse de Dr. Thenisson representa a expressão maior da democracia, pois Vossa Excelência sagrou-se como o candidato mais votado pela classe da advocacia trabalhista sergipana. Essa massiva votação é fruto do respeito e admiração conquistados ao longo da sua carreira profissional, e advém da notória competência, zelo e dedicação, características essas que sempre nortearam a sua atuação em diversos seguimentos da área jurídica”, afirmou o Dr. Albérico.

A Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região, Juíza Flávia Moreira Guimarães Pessoa, ressaltou que Thenisson Dória ao longo dos anos em que atuou na advocacia sempre manteve com a Associação e com os magistrados do TRT20, um diálogo franco e direto. “O desembargador recém-empossado reúne as características que o credenciam como ótimo magistrado. Inteligente, estudioso, autor jurídico com larga experiência prática e professor de gerações de estudantes de direito. Mas, principalmente, um ser humano ético que não se dobra às conveniências momentâneas e que não esquece seu passado e seus valores”, afirmou.

O Presidente da Ordem dos Advogados Seccional Sergipe, Henry Clay Andrade enalteceu a atuação do desembargador empossado e citou alguns momentos importantes do seu trabalho na OAB/SE. “Thenisson Santana Dória escolheu a advocacia para professar diariamente a sua fé na justiça e no servir ao próximo. O novo desembargador exerceu a advocacia durante 28 anos e viveu intensamente as agruras de um advogado militante. Durante muito tempo ele representou a nossa classe com lealdade, dignidade e competência no desempenho dos cargos de conselheiro seccional, secretário-geral adjunto, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia por dois mandatos, chegando a exercer o cargo de presidente da OAB/SE em 2006”, lembrou.

Dr. Thenisson Dória agradeceu a todos que contribuíram de forma direta ou indireta para que fosse possível conquistar a vaga de desembargador no TRT da 20ª Região. “Até ontem, com alegria e zelo, exercia o ofício da advocacia. Postulava em nome das partes, sentava-me ao lado do meu constituinte e o protegia como uma mãe faz com o filho. O acalmava e tecnicamente traduzia os seus anseios aos magistrados. De uma hora para a outra eu fui reformatado e passei a funcionar praticamente em uma semana como julgador. Quando acreditava que flutuava num mar de águas claras sem ondas revoltas, estabelecido na profissão da advocacia, um tsunami me invadiu. Novos desafios me foram impostos e chego aqui com a mesma sensação; mais uma vez respirar e seguir, sem esquecer de estender a mão ao próximo. Eu sei de cada um que esteve do meu lado, cada um sabe a sua parcela de contribuição para que este momento chegasse, não citarei nomes, mas agradeço a dedicação de cada um e só tenho a dizer: o meu mais sincero muito e profundo obrigado!”.

A solenidade contou com as apresentações dos corais 20ª Voz do TRT20 e Advocanto da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe.

Fizeram parte da composição da mesa o Desembargador Presidente do TRT20, Fabio Túlio Correia Ribeiro; o Desembargador Vice-Presidente, Carlos de Menezes Faro Filho, os Desembargadores do TRT Josenildo dos Santos Carvalho, Maria das Graças Monteiro Melo, Jorge Antônio Andrade Cardoso, Rita de Cássia Pinheiro Oliveira e Thenisson Santana Dória; o Desembargador Presidente do TJ/SE, Luiz Antônio Araújo Mendonça; o Desembargador Presidente do TRE/SE, Osório de Araújo Ramos Filho; o Presidente do TCE, Clóvis Barbosa de Melo; o Procurador-chefe da PRT20, Albérico Luís Batista Neves; Procurador-Geral de Justiça de Sergipe, José Rony Almeida; o representante da OAB Nacional e da ABRAT , Cézar Britto Aragão; o Presidente da OAB Seccional Sergipe, Henry Clay Andrade e a Presidente AMATRA XX, Juíza Flávia Moreira Guimarães Pessoa.

Por: Daniela Sampaio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também