Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Prodetur realiza curso de capacitação profissional para guias (Foto ascom)

IMG-20160524-WA0043

O curso de aperfeiçoamento é destinado aos associados do Singtur/SE e tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados aos turistas que visitam Sergipe

Para garantir maior qualidade nos serviços de atendimento aos turistas que visitam Sergipe, a Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp), através da UCP Prodetur/SE, iniciou esta semana curso destinado aos guias de turismo sergipanos filiados ao Singtur/SE, o sindicato da categoria.

Denominado “Aperfeiçoamento de Guias de Turismo Regional” o treinamento atende 25 alunos, com uma carga horária de 25 horas. As aulas são ministradas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) na cidade de Aracaju, com previsão de término no mês de julho próximo.

O foco é o aperfeiçoamento e capacitação dos guias de turismo, de modo a melhorar a qualidade dos serviços prestados no receptivo em comunidades com fortes atrativos para o turismo, como é o caso de Aracaju que comporta a principal demanda turística do estado. Vale ressaltar que essa nova capacitação faz parte de projeto que já ofertou à categoria os cursos de inglês e espanhol.

Um dos responsáveis pelas aulas, o instrutor do SenacCássio Campos diz que essa qualificação é mais abrangente e dá aos guias ferramentas e técnicas para que tenham a capacidade de não só trabalhar tanto esfera regional, como também no guiamento nacional.

A guia de turismo Angela Lima ressalta a satisfação em estar participando do projeto. “Participar desse curso traz chances de ter mais conhecimentos e poder prestar um melhor serviço de guiamento”. Trabalhando há 16 anos como guia de turismo, Angelajá participou de diversas capacitações, como foi o caso do curso de Inglês. Afirma que: “Como profissional da área do turismo, percebo que é sempre bom se qualificar. Quanto mais conhecimento, mais descubro que é preciso aprender mais”.

José Andrade Sá, presidente do Singtur, destaca que “o aperfeiçoamento dá condições aos guias de aplicar na prática novas técnicas, deixando-os atualizados e preparados para os novos desafios do guiamento turístico. É preciso pensar a importância do turismo e dos profissionais de atuação de campo, como os guias, para melhorar cada vez mais o atendimento do turista em Sergipe”.

O secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson Júnior,corrobora o que diz o presidente do Singtur e acrescenta que esse é mais um trabalho do Governo do Estado, através da Setesp, que sinaliza que há uma mudança para melhor na qualidade do turismo sergipano, “pois turista bem recepcionado significa turista satisfeito e a certeza de vinda de novos visitantes. É isso que temos feito em parceria com o sindicato dos guias”.

Atualmente Sergipe tem 159 guias de turismo, dos quais 67 estão associados ao Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadastur), do Ministério do Turismo.

ASCOM SETESP

Leia também