25/05/16 - 09:05:40

Semarh define apoio técnico ao Projeto Onilê, Mãe Terra (Foto Assessoria)

Órgão estadual distribuirá sementes para atenderoito municípios

Nesta terça-feira, 24, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) foi o palco de uma reunião que discutiu encaminhamentos para o Projeto Onilê (Mãe Terra). O secretário Olivier Chagas recebeu, em seu gabinete, o coordenador do Coletivo Entidades Negras (CEN/SE), Irivan de Assis;o coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Copppir), Eudes Carvalho, da Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh); e a coordenadora de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB-SE), Fabia Carvalho.

O Coletivo de Entidades Negras, representando o Fórum Sergipano dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, tratou da seguinte pauta durante a reunião: O Projeto Onilê (Mãe Terra) e o Espaço Sagrado para oferendas das Religiões de Matriz Africana. Após a explanação da proposta do “Onilê” ao secretário, a Semarh se comprometeu a fornecer apoio técnico ao projeto e a distribuição de sementes conforme a necessidade do projeto que atenderá oito municípios do Estado de Sergipe e será direcionado para as comunidades de povos tradicionais de matriz africana.

Em relação ao Espaço Sagrado, há uma negociação em curso que resultará na elaboração de um projeto sócio ambiental para viabilidade da proposta. Na construção do projeto,o Coletivo contará com o apoio da OAB/SE, através da Comissão Religiosa e da Comissão de Meio ambiente, que darão suporte técnico jurídico ambiental.

Ascom Semarh