Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

PM EMPREGA CERCA DE 320 POLICIAIS NO REVEZAMENTO DA TOCHA

PM emprega cerca de 320 policiais no revezamento da Tocha Olímpica em Sergipe. Chama percorrerá seis municípios sergipanos nos dias 28 e 29

Tudo pronto para a chegada do maior símbolo das Olimpíadas ao estado de Sergipe, no próximo sábado, 28. O esquema de segurança montado para o evento conta com a participação de 326 homens e mulheres da Polícia Militar de Sergipe, que acompanharão a tocha olímpica desde sua chegada, no município de Canindé de São Francisco, passando por Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, até a cidade de Aracaju. No domingo, 29, o símbolo deixa a capital sergipana com destino a Propriá, de onde segue para o estado de Alagoas.

De acordo com o Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), um efetivo de 140 PMs será responsável pelo policiamento ostensivo e acompanhamento da tocha em sua passagem pelos municípios do interior sergipano. São homens e mulheres atuantes no 2º, 4º e 10º Batalhões de Polícia Militar, que, com o apoio da Companhia Especializada de Operações em Área de Caatinga (Ceopac) e do Grupo de Ações Táticas do Interior (GATI), estarão empenhados em garantir o sucesso do revezamento da chama.

Em Aracaju, 186 policiais farão o acompanhamento da tocha, bem como a segurança de seus condutores e do público ao longo percurso. Tal policiamento será executado por integrantes do 1º, 8º e 5º Batalhões de Polícia Comunitária, Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Comando de Operações Especiais (COE), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) e Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC).

O esquema de segurança será monitorado em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle, que funcionará na Sala de Inteligência do Quartel do Comando Geral da PM, conforme explica o chefe de Operações do CPMC, capitão Emerson Sousa. “A PM acompanhará o trajeto da tocha desde seu ingresso a Sergipe, pelo município de Canindé de São Francisco, até seu revezamento em Propriá aos condutores do estado de Alagoas, entre as 7h do sábado (28) e as 12h do domingo (29). A equipe identificará toda e qualquer interferência durante o percurso e tomará as providências necessárias no sentido de garantir a ordem e o sucesso do evento”, evidenciou capitão Emerson.

Os policiais ligados ao CPMC assumem a segurança da tocha já na entrada da cidade, a partir do viaduto da avenida Oswaldo Aranha, próximo ao Fórum Gumersindo Bessa. Policiais do Getam acompanham o símbolo das Olimpíadas até a Colina do Santo Antônio, onde se inicia o revezamento entre os condutores – personalidades com destaque no cenário sergipano por sua atuação individual ou por representarem um grupo que desempenha relevantes serviços para a sociedade. De lá, a tocha parte em direção ao Supermercado Extra, de onde segue para a praça de eventos da Orla da Atalaia, na zona sul da capital.

“Ao longo do curso, uma guarnição de Controle de Distúrbios Civis (CDC) do Batalhão de Choque escolta os condutores a fim de conter eventuais tumultos durante a passagem da tocha pelos bairros de Aracaju. Uma equipe Tática do Comando de Operações Especiais (COE) também reforça a segurança dos cidadãos durante o trajeto, enquanto policiais da Força Nacional de Segurança Pública seguem emparelhados aos corredores, protegendo sua integridade física”, acrescentou o capitão.

O bloqueio das vias ficará a cargo da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), em um trabalho conjunto com agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju. A CPTran atuará nos três pontos fixos do evento – Colina do Santo Antônio, Supermercado Extra e Orla da Atalaia. Vale ressaltar que o serviço ordinário de policiamento preventivo ostensivo nos bairros da Grande Aracaju e no interior não sofrerá alterações durante a passagem da Tocha Olímpica por Sergipe.

Trabalho conjunto

Além da Polícia Militar, participam do esquema de segurança integrantes do Grupo Especial de Repressão e Busca da Polícia Civil (GERB-PC), Forças Armadas, Bombeiros, Marinha, Polícias Federal e Rodoviária Federal (PF e PRF), Grupamento Tático Aéreo (GTA), Guarda Municipal e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Fonte PM

Leia também