27/05/16 - 13:29:26

SSP MONTA ESQUEMA SEGURANÇA PARA A PASSAGEM DA TOCHA

Na manhã desta sexta-feira, 27, a Secretaria da Segurança Pública, juntamente com a Secretaria da Saúde, apresentou a estrutura que será disponibilizada pelos dois órgãos para promover um ambiente pacífico e seguro no revezamento da chama Olímpica Rio 2016, em Sergipe, nos dias 28 e 29 de maio.

As estratégias definidas no Plano Tático Integrado de Segurança para o revezamento da Tocha foram apresentadas, tendo inclusive sido reativado na última terça-feira, 24, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) que passa a funcionar até a finalização do evento no Estado no dia 29 de maio.

Delegado André BarontoO  coordenador Regional de Segurança do evento, delegado André Baronto, destacou a presença dos 600 profissionais, envolvendo também os servidores da saúde. “ Além das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, contaremos também com o apoio das polícias Federal e Rodoviária Federal, da Marinha, Exército e Guardas Municipais, nos municípios onde elas existirem. Todas as forças integradas para dar tranquilidade à população que participará do evento”, destaca Baronto.

Chefe da 5ª Seção do EMG da PM/SEDos cerca de 600 profissionais, 326 são policiais militares atuando diretamente no grande evento. “Além desses, a sociedade sergipana contará com o policiamento ordinário, reforçado pelas unidades especializadas. No interior, o Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati) e a Companhia Especializada de Operações em Área de Caatinga (Ceopac) reforçarão os batalhões de área. O Choque, a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Comando de Operações Especiais (COE) e o Grupo Especial Tático de Motos (Getam) também integrarão o esquema tático”, destaca o chefe da 5ª Seção da PM, tenente coronel Paiva.

No interior do Estado, o policiamento será coordenado pelo tenente-coronel Iranildo Campos e em Aracaju pelo comandante do Policiamento Militar da Capital (CPMC), tenente-coronel Vivaldy Cabral. A Guarda Municipal também auxiliará reforçando a segurança, tanto da tocha, quanto do circuito com quatro equipes no serviço de motopatrulhamento e dos eventos secundários que ocorrem na cidade.

Coordenador do GTAReforçando o esquema tático, o Grupamento Tático Aéreo (GTA), coordenado por Virgílio Dantas, utilizará o helicóptero, como plataforma de observação para acompanhamento de todo o trajeto e reforço às unidades terrestres em possíveis ocorrências. A partir das 6h do dia 27, cerca de 10 operadores estarão disponíveis, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

A aeronave, equipada para atender ocorrências graves, visa efetivar o transporte aéreo das vítimas pelo GTA, após acionamento via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A secretária Estadual de Saúde, Conceição Mendonça, detalha a participação no evento. “Contaremos com veículos equipados para dar apoio a qualquer ocorrência que surja no percurso das seis cidades envolvidas. A SES em parceria com as secretarias municipais fortaleceu todas as unidades de saúde, hospitais regionais, hospitais locais, salas de estabilização, tudo orquestrado e monitorados por meio do Samu na Central de Regulação de Urgência, para que a população tenha segurança e tranquilidade para aproveitar a passagem.

Primeira vez na América do Sul

O Brasil é o primeiro país da América do Sul a receber a chama Olímpica. Toda uma mística envolve o fogo Olímpico, a começar por sua relação com os deuses gregos da antiguidade. Para garantir a tradição, a chama é acesa em Olímpia, Grécia, no templo de Hera, em uma cerimônia que recria o método usado no passado.

Os números que envolvem o revezamento são gigantescos, a começar pelo percurso: 19.700 km percorridos em 91 dias e noites por várias cidades e capitais do Brasil. O percurso está dividido em três grandes trechos: o primeiro entre Brasília/DF e Teresina/PI percorrido entre os dias 3 de maio a 10 de junho. Os seis municípios sergipanos estão nesse primeiro trecho.

O segundo trecho será aéreo de Teresina a Campo Grande/MS e o terceiro e último trecho vai de Campo Grande ao Rio de Janeiro. Cerca de 12 mil carregadores previamente selecionados vão carregar a tocha por mais de 300 cidades do país, atingindo mais de 91 milhões de brasileiros.

Fonte e foto: Ascom SSP