Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Estudantes podem se inscrever no programa Jovens Embaixadores (Foto divulgação)

Jovens Embaixadores

O programa é uma iniciativa da Embaixada Americana no Brasil e recebe inscrições até o dia 19 de agosto

Iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas, dentre elas o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED), o Programa Jovens Embaixadores é um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino.

Podem participar estudantes do ensino médio de escolas públicas que tenham entre 15 e 18 anos de idade (ao menos 15 anos em 10/01/2017, e não ter mais de 18 até 05/02/2017). Deve ter boa fluência oral e escrita em inglês e também pertencer à camada socioeconômica menos favorecida.

Os interessados em inscrever-se têm até o dia 19 de agosto e devem ainda ter excelente desempenho escolar, ter boa relação em casa, na escola e na comunidade e estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, além de comprovar já ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.

A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excepcionais estudantes a oportunidade de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo em que eles auxiliam no fortalecimento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

O programa visa fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades.

Inscrições

Para inscrever-se, o estudante deve acessar a página do programa no Facebook (https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores) e clicar no link de inscrição do Programa Jovens Embaixadores para preencher o pré-cadastro.

Se aprovado no pré-cadastro, deve preencher o formulário de inscrição até o dia 26 de agosto, anexar a documentação solicitada e selecionar a instituição parceira mais próxima de sua residência e para onde a sua inscrição será encaminhada.

Em Sergipe, a instituição parceira do programa Jovens Embaixadores é a Secretaria de Estado da Educação (SEED), localizada na Rua Gutemberg Chagas, 169, Inácio Barbosa, Aracaju, SE – CEP. 49040-780 (79) 3194-3338.

Intercâmbio

O programa é bastante concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes norte-americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.

Para outras informações sobre como participar, os interessados devem acessar o endereço eletrônico da Embaixada Americana no Brasil: https://br.usembassy.gov/pt/education-culture-pt/programa-jovens-embaixadores/como-participar-do-programa/

Assessoria de Comunicação da SEED

Leia também