Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Prefeitura promove Caravana da Cidadania na próxima terça (Foto ascom)

caravana

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) promove na próxima terça-feira, 31, a primeira edição do Projeto Caravana da Cidadania. O evento será realizado no Centro de Qualificação e Unidade Produtiva da Fundat, no bairro 17 de Março, e vai reunir equipes de diversas secretarias: Saúde (SMS), Família e da Assistência Social (Semfas), Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Meio Ambiente(Sema), Juventude e do Esporte (Sejesp), além daFundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).  A caravana acontecerá das 8h às 12h e vai oportunizar o acesso da população carente do bairro a vários serviços e atividades.

Entre as atividades realizadas estão: emissão de RG, corte de cabelo, esclarecimentos sobre direito do consumidor, diversão para a garotada, oficina de bijuterias e outras, teste rápido de gravidez, HIV, sífilis e hepatites, início de pré-natal, aferição de pressão arterial e glicemia, dentre outros serviços de saúde, distribuição de kits de higiene bucal, apresentação de hip hop, plantio de mudas, cata bagulho, varrição de ruas, teatro, ouvidoria da SMTT, serviços do Procon, Defesa Civil e Guarda Municipal, além de ação educativa com apresentação do vetor Aedesaegypti.

Para o secretário Municipal de Saúde, Antônio Almeida, a caravana é uma oportunidade de reunir diversas secretarias para prestar assistência com vários serviços à comunidade.“O nosso foco principal é a população carente do bairro 17 de Março e adjacências. Queremos levar a quantidade de serviços possíveis para que população se sinta assistida pela Prefeitura de Aracaju. Essa é uma ação ampla para que o indivíduo sinta que as suas necessidades estão sendo supridas por diversos setores”, informou.

De acordo com o diretor de Atenção à Saúde (DAS), Murillo Oliveira, o projeto surgiu a partir da necessidade de ações da SMS em comemoração ao Dia das Mães e da Fundat em comemoração ao Mês do Trabalho. “A Caravana da Cidadania foi criada para olhar para o cidadão como um todo e não apenas no aspecto da saúd. Mas com relação a essa área, estaremos com diversos profissionais para ofertar os principais serviços de saúde”, explicou.

“Levar ações de cunho social aos bairros mais carentes e distantes é a principal maneira de aproximar a população dos serviços municipais. Muitas vezes, as pessoas não possuem condições de se deslocar ou não têm com quem deixar os filhos, e o poder público precisa ir até elas. Nosso Centro de Qualificação e Unidade Produtiva estará de portas abertas para receber cada cidadão do bairro 17 de Março e da Zona de Expansão”, esclareceu Gláucia Guerra, presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

Da assessoria

Leia também