Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

HU SERGIPE REALIZA MUTIRÕES PARA CIRURGIA DE HÉRNIA

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) realizou dois mutirões para cirurgia de hérnia. O primeiro, ocorrido há um mês, operou 16 pacientes. Já o segundo, que aconteceu no último sábado, 28, realizou o procedimento cirúrgico em oito pessoas.

De acordo com o enfermeiro Diogo Almeida, que é chefe da Unidade de Cirurgia do HU-UFS, o primeiro mutirão atendeu a pessoas diagnosticadas com hérnias umbilical, inguinal e epigástrica. O segundo tratou especificamente dos casos de hérnia inguinal.

“O nosso objetivo principal, com esses mutirões, é promover agilidade na lista de espera por cirurgias. Não registramos atrasos em cirurgias, mas estamos procurando adiantar esses procedimentos em um dia que, teoricamente, não seria tão produtivo, pelo fato de ser um sábado”, comenta.

O mutirão envolve profissionais como cirurgiões, anestesistas e equipe de enfermagem, além da área administrativa, que trabalha para que os pacientes sejam agendados e avisados sobre os procedimentos. “Esses pacientes passam por uma triagem, na qual são avaliados critérios como idade e resultados de exames, possibilitando o agendamento da cirurgia”, explica o chefe da Unidade de Cirurgia do HU-UFS.

Capacitação

Ainda de acordo com Diogo Almeida, recentemente a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – responsável pela administração do HU-UFS – começou a custear a capacitação de técnicos em enfermagem para a instrumentação cirúrgica convencional e para videocirurgia.

A primeira turma do HU-UFS tem cinco técnicos inscritos, que devem estar formados em outubro deste ano. “As vagas serão, obviamente, para aqueles que atuam ou atuarão diretamente no centro cirúrgico”, complementa.

Andreza Azevedo

Leia também