Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Jackson Barreto dará o “ultimato” para Edvaldo Nogueira: ou apoia Zezinho Sobral para prefeito ou ficará isolado!

Está chegando o momento de o governador Jackson Barreto (PMDB) anunciar o apoio integral que fará à pré-candidatura de Zezinho Sobral (PMDB) para a Prefeitura de Aracaju. Além do apoio peemedebista, o projeto tem o apoio do presidente estadual do PSD, deputado estadual Jeferson Andrade, e tem a simpatia de uma parcela considerável dentro do Partido dos Trabalhadores. Esse anúncio praticamente sentenciará a pré-candidatura do ex-prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PCdoB), que que segue trabalhando, sem sucesso, para se fortalecer nesse processo. O problema é que as composições não conspiram a favor do comunista.

Antes do anúncio à pré-candidatura de Zezinho, certamente Jackson Barreto dará o “ultimato” para Edvaldo Nogueira: ou apoia seu candidato na capital para prefeito ou ficará isolado! A avaliação é lógica: partidos aliados que não anunciaram seu posicionamento ainda, como o PRB e o PDT, por exemplo, não tendem a caminhar com o PCdoB, visto que fazem oposição dura ao partido na eleição em Nossa Senhora do Socorro. Os dois partidos, ou tendem a apoiar a alternativa do PMDB ou até podem migrar para o projeto de Valadares Filho (PSB), de Eduardo Amorim (PSC) ou até do atual prefeito João Alves Filho (DEM).

Há uma espécie de consenso entre os que fazem política de que Edvaldo Nogueira não tem “vida própria” e que não conseguiria fortalecer um projeto de candidatura próprio sem o apoio direto do governador Jackson Barreto. A maioria do PSD (leia Fábio Mitidieri) e o PROS já estão fechados com Valadares Filho. Já o PRP decidiu acompanhar o PMDB do governador e estará no palanque de Zezinho Sobral. Esquecido no canto, restará a Edvaldo tentar ser candidato sozinho, o que é muito improvável, ou se levantar da “rasteira” que está levando do governador, que está impondo seu projeto político.

Resta saber como ficarão as amarras em torno das eleições em outros municípios, como Nossa Senhora do Socorro, por exemplo. Há quem diga que um recuo de Edvaldo Nogueira pode viabilizar a vida do deputado estadual e pré-candidato a prefeito da cidade da Grande Aracaju, Padre Inaldo (PCdoB). É bom frisar que se decidir apoiar o padre, o governador colocará em risco apoios como do PDT e do PRB. É uma matemática difícil de fechar e só o próprio Jackson Barreto poderá encontrar a “equação perfeita”.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também